Nada como passar pessoalmente pelo problema para, mesmo
trabalhando com Direito do Consumo, obter um caminho mais promissor. Lembro que,
há pouco mais de 4 anos, bastava ir à loja TAM do aeroporto e “escolher” (veja
bem o verbo que indica que havia “opção”) o melhor destino e horário para
emitir os bilhetes usando as tais milhas aéreas acumuladas. E, não muito longe
ainda, era possível, ao menos, optar pelo vôo diurno ou noturno, mesmo que em
datas mais restritas. Mas está tentando emitir bilhetes aéreos com milhas da
TAM/Multiplus recentemente? Então já sabe que tudo isso mudou e que, se obter 1
mísero assento nos próximos 6 meses para voar para Miami ou Orlando, você é um verdadeiro
vencedor!
Confesso que conseguir emitir 3 bilhetes juntos para um vôo
internacional, em classe executiva, foi
uma sensação de sucesso indescritível. E se foi possível fazer isso, deve-se a
um roteiro básico, que espero que possa auxiliá-lo a também conseguir:
1
– Para emissão de bilhetes internacionais, em especial para os EUA e Canadá, esqueça
o site da TAM e as lojas do aeroporto. Algumas
informações prévias são importantes:
(a) o prazo de validade dos bilhetes
internacionais é de 6 meses. Isso quer dizer que você poderá emitir passagens,
a contar de hoje, para até 180 dias. Assim, se quer viajar em abril, por
exemplo, inicie a busca por assento agora em outubro;
(c) existe a baixa e a alta temporada, ou
seja, somente entre 15 de março e 31 de maio e de 16 de agosto até 30 de
novembro é possível emitir bilhetes com aquele número mínimo restrito de pontos
(20 mil para cada trecho Brasil-EUA e EUA-Brasil ou 30 mil para cada trecho
Brasil-Europa e Europa-Brasil). Todas as demais datas são consideradas alta
temporada e pode ser que você esteja procurando o impossível, pois, pela
própria regra do programa de milhagem, não haverá qualquer assento na alta
temporada pelo número mínimo de milhas (aqueles 20 e 30 mil para classe
econômica). Acesse o link da TAM e confira a pontuação necessária para cada
época e destino;
(d) o site da TAM somente disponibiliza buscas
nos vôos da própria companhia. Dessa forma, você abrirá mão das consultas junto
a United, Air Canadá, Continental, Lufthansa, TAP, entre outras. Lógico que
vale conferir, até diariamente, a disponibilidade. Contudo, hoje é mais fácil
emitir trechos pelas demais companhias da Star Alliance para os EUA do que
diretamente com a TAM;
(e) as lojas dos aeroportos possuem, a
princípio, o mesmo sistema de consultas da Central de Atendimento (4002.5700),
mas há restrição de horário. Muitas das reservas “caem” ou assentos novos são disponibilizados
depois das 20 horas ou antes das 6 da manhã. Já ouvi dos próprios atendentes da
loja da TAM do aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre que muitos clientes
saiam de lá sem conseguir a reserva, mas acabavam retornando depois, somente
para emitir os bilhetes e fazer o pagamento direto das taxas de embarque, com
códigos de reserva obtidos pela Central de Atendimento;
(f) você pode fazer a reserva e não emitir no
mesmo dia. Isso quer dizer que é possível ficar ligando e renovando alguns
trechos até conseguir “fechar” a viagem toda. Por exemplo, você conseguiu hoje
a reserva de ida, mas ainda não abriram os assentos para a volta. Para não
correr o risco de emitir e depois ter que cancelar ou perder os assentos de ida
esperando reservar somente tudo junto, faça a reserva sem emissão. Confira o
horário final limite para renovação e vá ligando sempre que possível.
Persistência!
2
– Utilize a Central de Atendimento (4002.5700). Os melhores horários são após
as 22 horas e antes das 6 horas da manhã. Eu emiti meus últimos bilhetes
exatamente às 23h20min de um domingo;
3
– Seja gentil e educado com os atendentes. Afinal, você depende exclusivamente
da boa vontade deles na busca de assentos. Informe-se sobre aeroportos próximos
e sugira a eles que também pesquisem por essas alternativas. Por exemplo, para
o destino de Orlando, tente também os aeroportos de Tampa e de Port Canaveral.
Cogite conexões estratégicas. Pode não ser tão ruim trocar de aeronave em
Houston ou Washington, dependendo do seu destino. Contudo, confirme se os
trechos internos (dentro dos EUA) honrarão com a franquia de bagagem
internacional (2 vezes 32 kilos para cada passageiro);
4
– Saiba que algumas coisas são possíveis e outras não: pela United, por
exemplo, pode-se unir um trecho em classe executiva com outro em classe
econômica. Paga-se milhas pelo trecho maior. Já com a Continental, somente conectam-se
trechos de classe equivalente ao de saída, ou seja, eu havia conseguido
assentos no vôo São Paulo – Houston em executiva e depois em Houston – Orlando
em econômica, mas não foi possível emitir os bilhetes porque, pela regra da
Continental, mesmo que eu pagasse tudo como business,
o sistema não aceitaria finalizar. E,
infelizmente, não dá para fazer stop
e ficar uns dias na conexão. O sistema de reservas só reconhece como um “mesmo
bilhete” conexões de no máximo 23h59min minutos. Se precisar parar, serão
cobradas as milhas correspondentes ao trecho interno;
5
– Dedique-se! Levam-se em média 10 dias para conseguir a emissão de bilhetes
internacionais (EUA e Canadá), mas saiba que eles ainda existem sim!
Fernanda, bom dia.
ResponderExcluirComo blogueiro e advogado, gostaria da sua permissão para citar integralmente e com os devidos créditos a sua matéria.
Dicas muito valiosas! Adoramos o post! Parabéns, foi original, útil e prático!
ResponderExcluirhttp://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/
Diogo,
ResponderExcluirPermissão concedida. Obrigada!
O link para constar na autoria é http://diariodeconsumoporfernanda.blogspot.com/2011/10/nao-consegue-emitir-bilhetes-com-milhas.html
Abraço,
Fernanda Guimaraes
Olá Fernanda, estou vindo lá de Melhores Destinos e foi o que me encantou a matéria que acabo de ler sobre, muito útil e os passos a passos que você escreveu, foi uma verdadeira aula de Dicas com praticidade - estou falando de bilhetes com milhas da TAM. Também aprendi e tirei minhas dúvidas o que facilitará para outros pessoas que me pede ajuda.
ResponderExcluirAbraços
Obrigada mesmo, Walter!
ResponderExcluirFoi tão complicado conseguir emitir os bilhetes dessa vez, que me senti na obrigação de divulgar o caminho.
Abraço!
Fernanda Guimaraes
Fernanda, li o post atrav'es do Melhores Destinos e Adorei. Ja tentei varias vezes emitir bilhetes com milhagens dca TAM e nunca consegui. Nunca pensei que seria tao dificil e que teria que ter persistencia. Tenho mais de 80.000 milhas, ja perdi muitas. Vou tentar mais uma vez, mas gostaria de uma informacao: como faco para vender milhas da TAM - eh possivel??? Obrigada Maria Angela
ResponderExcluirMaria Angela,
ResponderExcluirO ideal é vender para uma pessoa conhecida. Mande um email aos amigos oferecendo. Eu mesma tenho uma colega que está procurando para comprar. Para quem vai emitir bilhetes no Brasil, vale muito à pena.
Há empresas especializadas nessa compra e venda, que pagam em torno de 270 reais cada 10 mil milhas TAM (já pesquisei antes de conseguir emitir minhas passagens), mas não recomendaria sem já ter utilizado.
Abraço,
Fernanda Guiimaraes
Olá, tenho um blog sobre viagens e gostaria de públicar seu post lá. Posso? Com os crédito, claro!
ResponderExcluirAh, parabéns pelo blog. Muito bom! Vou seguir!
At, Juliana
Juliana,
ResponderExcluirSem problemas. O crédito precisa do link do Diário de Consumo, ok?
Obrigada!
Fernanda Guimaraes
Oi Fernanda,
ResponderExcluirLi o seu post no Melhores Destinos e acabei chegando aqui no seu blog - que adorei por sinal!! Vou acompanhar! ;-)
Achei ótimas suas dicas.. mas confesso que ainda estou com uma dúvida e não consigo descobrir - talvez você saiba para me ajudar.. Tenho ponto no TAM Fidelidade e outros tantos pontos na United - ambas são StarAlliance. Mas como faço para transferir os pontos da TAM para usar nas passagens da United? Teoricamente, ambas sendo Staralliance, deveria aparecer um saldo somando as duas quantias, mas não é isso que acontece.
Sabe como devo proceder?
Se conseguir me ajudar, agradeço demais!!
Qualquer coisa, meu email é: aleteiabettin gmail.com
Muito obrigada!!
Aleteia
Aleteia,
ResponderExcluirInfelizmente não dá. Vc precisa acumular os pontos no mesmo cartão/companhia e, se quiser emitir o bilhete por outra da mesma aliança, fazer o pedido para isso. Milhas avulsas (sem emissão de passagem) não podem ser transferidas ou "juntadas".
Abraço,
Equipe Diário de Consumo
Olá Equipe do Diário de Consumo,
ExcluirMuitíssimo obrigada pela resposta!! Vocês são demais... ganharam uma fã e seguidora! ;-)
Abraços,
Aleteia
Oi Fernanda,
ResponderExcluirSó uma dúvida, tenho então que entrar em contato com a central duas vezes para marcar as datas das passagens? Examentente 6meses antes da data de ida e posteriormente 6 meses antes da data da volta é isso? E com quantas milhas eu consigo o upgrad para executiva? Pretendo ir a orlando. Obrigada