Desde 30 abril de 2008 o cliente bancário pode usar uma série de serviços como saques, extratos e folhas de cheque sem pagar tarifa. Esse direito é garantido pela Resolução 3.518/2007 do Banco Central. A conta só não é gratuita porque a resolução permite a cobrança de uma tarifa de renovação cadastral duas vezes por ano, mesmo que não tenha havido nenhuma atualização no cadastro. Infelizmente, a referida resolução não exige que os bancos montem um pacote com os serviços essenciais e surge a confusão com os pacotes básicos ou com a conta salário, destinada só ao recebimento de salários ou benefícios. Ou seja, qualquer pessoa que abrir uma conta corrente no país, independente do banco, tem direito a alguns serviços mesmo sem precisar contratar cesta de serviços. Aposto que seu gerente não avisou sobre esta possibilidade, não é? Em resumo, além da conta corrente com cesta de serviço paga (básica, média ou completa), existe a chamada conta corrente simples que é isenta de pagamento mensal.
Saiba tudo que você tem direito
Em qualquer conta corrente, o cliente tem uma série de serviços gratuitos à disposição. Por experiência, aposto que este “perfil básico” englobaria boa parte das contas correntes ativas hoje no país, fazendo com que milhares de consumidores economizassem, todos os meses, entre R$ 9,90 e R$ 38,00, dependendo da cesta de serviços que hoje contratam e pagam sem nem saber que podem ficar isentos.
De acordo com a Resolução 3.518 do Conselho Monetário Nacional, são os seguintes os "serviços bancários essenciais" a pessoas físicas:
- fornecimento de cartão com função débito (cartão de crédito pode ser cobrada anuidade separado);
- fornecimento de dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos para utilização de cheque, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas;
- fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;
- realização de até quatro saques por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de auto-atendimento;
- fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento;
- realização de consultas mediante utilização da internet, sem limite de tempo ou número de acessos;
- realização de duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela internet;
- compensação de cheques;
- fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, de extrato consolidado, discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.
Você usa somente isso ou nem chega a precisar de todos os serviços acima relacionados? Peça logo o cancelamento da sua cesta de serviços bancários e fique isento desse pagamento.
Bancos negam isenção de tarifas obrigatórias
Pelo levantamento do IDEC apresentado pelo MeioNorte, metade deles não oferece a conta com serviços essenciais gratuitos pelo simples fato de que quem atende ignora essa possibilidade. Conta sem tarifa? Só depois de o cliente insistir muito.
Pelo levantamento do IDEC apresentado pelo MeioNorte, metade deles não oferece a conta com serviços essenciais gratuitos pelo simples fato de que quem atende ignora essa possibilidade. Conta sem tarifa? Só depois de o cliente insistir muito.
Então quem quiser economizar e abrir uma conta bancária apenas com os serviços essenciais gratuitos, determinados pelo Banco Central, encontra sérias dificuldades. Isso porque ou os funcionários dos bancos desconhecem esse tipo de conta ou a confundem com outras modalidades. Essa constatação está na pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) feita com dez bancos que têm mais de um milhão de clientes: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.
A pesquisa revelou que metade deles não oferece a conta com serviços essenciais gratuitos pelo simples fato de que quem atende ignora essa possibilidade. O cliente só consegue uma conta dessa com muita persistência. A outra metade mistura serviços essenciais com outras modalidades de contas.
Para saber quanto seria possível economizar, o IDEC comparou duas situações: a do cliente que quer usar só os serviços essenciais mais um DOC por mês e uma taxa de renovação cadastral com o caso do cliente que contrata pacotes dos bancos. Os pacotes usados na comparação são os que incluem pelo menos um DOC por mês. Como em dois casos (Itaú e Banrisul) os bancos não tinham pacotes com DOC, o IDEC optou pelos que incluem 10 folhas de cheques. O resultado é que podem ficar de 23% a 204% mais caros os pacotes de tarifas! Por exemplo: o do Itaú Simples custa R$19 por mês, mas se o cliente optar pelos serviços essenciais pagará R$ 14,30 mesmo fazendo um DOC e pagando a taxa de renovação. Já no caso do HSBC Premier, o custo mensal do pacote é de R$ 38 e cai para R$ 12,50 com um DOC e a taxa.
Não está conseguindo alterar sua conta corrente com cesta de serviços para conta corrente simples (isenta de pagamento mensal)?
Dá trabalho abrir conta com serviços essenciais, mas a economia vale a pena. E ainda é bom lembrar que o consumidor que já tem um outro tipo de conta aberta no banco tem direito de migrar para uma conta com apenas serviços essenciais.
O Diário de Consumo disponibiliza para você um modelo de carta que deve ser preenchido com seus dados e entregue ao gerente da sua agência bancária. Sugerimos que o documento seja impresso em 2 vias e que uma delas fique com você após ser carimbada e protocolada (com data e assinatura de quem recebeu). O banco terá até 30 dias para processar sua solicitação. Segue abaixo nossa sugestão de carta, que deve ser personalizada antes da entrega:
SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO
DE CESTA DE SERVIÇOS E ANOTAÇÃO DE CONTA CORRENTE SIMPLES
Cidade,
____________________ de 2015.
Ilmo Sr. Gerente pessoa física do BANCO
_________ Agência ______
Prezado(a) Senhor(a),
__________________________________,
inscrito(a) no RG sob o n. __________ e no CPF sob o n. _______________,
residente à Rua _________________________, nesta cidade, titular da conta
corrente n. ___________, da agência n. _____, vem pela presente,
consubstanciado na Resolução 3.919 de 2010 do Banco Central, solicitar a Vossa
Senhoria a modificação da atual conta-corrente com pagamento de cesta de
serviços, tornando-a conta corrente
simples, sem a incidência de quaisquer encargos, objetivando a isenção de pagamento dos serviços
essenciais gratuitos, conforme preceitua a aludida Resolução.
Atenciosamente,
____________________________
CPF:
Por Fernanda Guimarães
Muito boa explicação! Vou pedir o cancelamento da minha cobrança no Bradesco. Parabens pelo blog! Está de fácil acesso, bem escrito e com informações práticas. Abs. Lucas Oliveira
ResponderExcluirEu quero! adri_san46@gmail.com Obrigada!
ResponderExcluirme mande tb: carolina braga carol_bhjam@hotmail.com
ResponderExcluirCaros leitores,
ResponderExcluirO envio do modelo de carta por e-mail, somente devido ao número de pedidos pelo endereço contato@mercadodeconsumo.com.br, pode levar até 24 horas do recebimento da solicitação. Todos serão atendidos em menos de 1 dia útil.
Abraço,
Fernanda Guimarães
Fui no banco e solicitei a tal conta, me disseram que não existe esse tipo de conta! A única informação que me passaram é que caso a empresa onde eu trabalhe seja correntista ali, ai sim eles podem abrir uma conta salário caso a empresa solicite isso. O que faço agora?
ResponderExcluirFui ao banco bradesco hoje e o rapaz que me atendeu disse não saber de tal isenção., pediu para voltar sexta(10/11), acho que é para dar canseira, mas não vou desistir. Acho uma grande exploração com seus clientes., por favor envie-me o formulario, pelo e-mail.
ResponderExcluirmarciob4@hotmail.com com certeza informarei todos os meus amigos sobre tal fato., este site esta de parabéns.
obrigado.
marciob
Caro leitor,
ResponderExcluirConta salário é uma coisa e conta corrente simples é outra. São inclusive legislações diferentes. Ou seja, sua empresa não tem nada que fazer para esta alteração ocorrer.
Recomendo que protocole nossa carta modelo e aguarde o retorno. Lá tem inclusive o número da resolução e seu gerente certamente ficará sem argumentos válidos.
Att.,
Fernanda Guimarães
Boa tarde
ResponderExcluirGostei muito da saber desta informação, pois os banco não nos informa.
Agradeço a vocês pelas informações.
vianalobos@hotmail.com
Boa tarde.
ResponderExcluirÉ possível conseguir transformar a conta corrente que tenho atualmente em uma simples, mantendo a mesma numeração ou teria que abrir outra?
Grata, Karine Antunes
Karine,
ResponderExcluirSim; claro que é possível. Não precisa ser alterado o número da conta. De regra, a única mudança é que vc vai parar de pagar mensalmente o valor da cesta de serviços.
Att.,
Marcela Savonitti
Informações claras e objetivas. Gostaria de receber o formulário. Grata.
ResponderExcluirEu também quero!
ResponderExcluirCristoffer Dutra Beck, cristoffeztudo@gmail.com
Parabéns precisamos cada vez mais de profissionais assim que dividem seu saber com os demais sem custos.
ResponderExcluirobrigada
att
Christiane
Boa tarde!
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-la pela criação deste blog. O vejo como um esclareciemnto para muitas "entrelinhas".
Tenho também uma dúvida com relação a este assunto.
Pago uma tarifa econômica e andei percebendo que me cobram uma tarifa relativa ao saque no terminal.
Como faço para verificar junto ao banco se este procedimento está correto?
Por gentileza, responda-me via e-mail.
Dilmara,
ResponderExcluirObrigada pelo elogio! É exatamente esse nosso objetivo: informar (e explicar bem direitinho) as letrinhas miúdas e tudo mais que "eles escondem" de nós, consumidores.
A tarifa de saque pode ser cobrada sempre que ultrapassar a 4 operações dentro do mês. Ou seja, a partir do 5o. saque no terminal poderá ser tarifado.
Abraço,
Fernanda Guimaraes
Oi. Eu pago a cesta de serviços no BB no valor de 25 reais por mês, com direito a um TED por mês. Após alguns anos - quando precisei enviar um primeiro TED - veja que não consegui porque não autorizaram o envio daquele valor pela net por motivos de segurança, e eu deveria ir até a agência para aumentar o limite. Então dirigi-me ao balcão, onde o caixa realizou a transação (o TED) e descontou 13 reais da minha conta como tarifa. Conclusão: você paga pela cesta de serviços e só encontra pedras na hora de usar os serviços. Se puder me enviar o modelo de carta, com certeza vou sair fora dessa cesta de serviços ganha-pão de bancos.
ResponderExcluirvitor.fc@globo.com
ResponderExcluirdesde já grato.
fast_blogger,
ResponderExcluirEnviaremos com praze o modelo de carta. Só preciso do teu endereço de e-mail.
Abraço!
Fernanda Guimarães
Muito bom saber disso!
ResponderExcluirTambém gostaria de receber o modelo da carta citada e agradecer pelas informações muito úteis.
meu e-mail: andreya_dossantos@hotmail.com
Nosso pais e uma vergonha, qualquer instituição quer lucrar sem medir esforços, muita desonestidade. Quero o protocolo. alonsoregi@hotmail.com
ResponderExcluirAgradeço pela informação!
Nossa, quando eu abri minha conta na Nossa Caixa, me deram três opções de conta e todas com pacotes de no mínimo R$13,00.
ResponderExcluirManda o modelo pra mim... nessinhaols@yahoo.com.br
Olá, gostaria mais uma vez, se possível que me enviasse novamente o modelo da carta citada. è que tive um probleminha com minha caixa de e-mail e acabei perdendo o arquivo que me enviou juntamente com outros.
ResponderExcluirGostaria também, que me tirasse uma dúvida, se possível: é que minha conta foi aberta pela empresa em que trabalho, só que em uma agência em outra cidade. Como devo proceder para entregar a carta, uma vez que a agência de minha cidade vai alegar que a conta é de outra localidade.
Desde já agradeço novamente pela atenção.
meu e-mail: andreya_dossantos@hotmail.com
MUITO OBRIGADA PELAS AS INFORMAÇÕES QUE COM CERTEZA ESTA AJUDANDO MUITAS PESSOAS A ESCLARECER ESSE ASSUNTO DE TARIFAS BANCÁRIAS, ATUALMENTE ESTOU COM SÉRIOS PROBLEMAS COM O BANCO DO BRASIL, POIS SOU PENSIONISTA DO ESTADO E RECEBIA PELA NOSSA CAIXA, APÓS A MESMA SER VENDIDA PARA O BANCO DO BRASIL É SÓ PROBLEMA UM ATRÁS DO OUTRO, PEDI TRANSFERÊNCIA DE AGÊNCIA DO MINHA CONTA CORRENTE E POUPANÇA EM NOVEMBRO DE 2010 E HOJE COM QUASE DOIS MESES AINDA NÃO FUI ATENDIDA COMPLETAMENTE É LAMENTÁVEL SER OBRIGADA A TER UM BANCO DESSES PARA CUIDAR DO MEU DINHEIRO, POR GENTILEZA ME ENVIEM O MODELO PARA EU ENTREGAR DA AGÊNCIA PARA OS SERVIÇOS GRATUITOS.
ResponderExcluirSEM MAIS, ATENCIOSAMENTE,
JULIETA RIBEIRO E MÁRCIA RITA RIBEIRO
e-mail : j_r_r_litoral@hotmail.com
Obrigada pelo esclarecimento!
ResponderExcluirSolicito o envio do modelo de carta para entregar na minha agência bancária. Meu email é patriciabarboza@gmail.com
Atenciosamente
Olá!
ResponderExcluirTenho uma 'conta fácil' (PP + CC) no Bradesco e gostaria de saber se é possível alterar para serviços essenciais, pois atualmente pago R$ 16 pela Cesta Bonus Celular. Grato
Ótimas informações, os bancos oferecem um péssimo serviço cobrado, podemos esperar um serviço milhões de vezes pior se for gratuito, porém é uma forma de protesto, um direito que qualquer cidadão tem, quando é obrigado a ter uma conta bancária, para receber sua restituição de imposto de renda, de pagar suas contas, seus impostos, pois tudo é cobrado via banco. Por favor, quero receber uma cópia dessa carta modelo para mudança de conta corrente tarifada com pacote de serviços !!!!!, para uma nova modadlidade de serviços essenciais e gratuita. Meu e-mail é: antonioblasimg@uol.com.br
ResponderExcluirObrigado.
Caro leitor,
ResponderExcluirNão identifico o que são as siglas PP + CC, mas posso adiantar que qualquer conta (menos a do tipo salário) pode ser migrada para conta corrente simples.
Abraço!
Fernanda Guimaraes
Olá, gostaria de receber o modelo da carta para solicitar junto ao banco a conta essencial.
ResponderExcluirE-mail: liacandidorj@hotmail.com
Aline Ferreira
Gostaria de receber o modelo da carta de socilitação da conta essencial. Grata. Tatiana. Email: tlpradines@yahoo.com.br
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo da carta de socilitação da conta essencial. Max. Email: moxinox@yahoo.com
ResponderExcluirBoa tarde, muito bom saber dessa informações pois vou pedir para o meu banco e gostaria de receber também a carta, mais uma duvida...e verdade que por lei os bancos tem que te dar um limite no ato que vc abre a conta corrente, pois já faz 9 meses que tenho uma conta no Itaú e até agora de forma alguma não me liberaram o cartão de credito e nem o cdc se tiver alguma irformação me mande por favor...nandinha1972@yahoo.com.br
ResponderExcluirobrigada Fernanda
Bom dia,
ResponderExcluiro Banco é obrigado a abrir conta salário, mesmo quando a pessoa tem restrições financeiras?
A conta salário pode ser aberta mesmo com restrição cadastral (SERASA e SPC), mas desde que solicitada pela empresa.
ResponderExcluirOi Fernanda,
ResponderExcluirAdorei suas explicações, obrigado pelos esclarecimentos. Tenho uma conta corrente na CEF e uso apenas para um débito automatico refente há um financiamento e mais nada. E esta sendo cobrado todo mês o valor de R$12,50 referente a cesta de serviços. Liguei para o gerente para ver a possibilidade de cancelar, e ele me disse, que só cancelando a conta.
Olá!
ResponderExcluirNão procede a informação do seu gerente da CEF. Se sua conta é corrente (não do tipo conta poupança ou conta salário), pode ser alterada para conta corrente simples isenta de tarifa. Sugiro enviar nossa carta modelo e aguardar o retorno. Deixe seu e-mail no próximo comentário que enviaremos em até 24 horas.
Abraço!
Fernanda Guimaraes
Bom dia, obrigado pela resposta.
ResponderExcluirO meu e-mail é marceloferr1@hotmail.com
Abri esta conta na caixa pq fiz o financiamento da minha casa, e para ter um desconto chamado de redutor. Como já tenho outra conta corrente que é salário, não movimento está conta da caixa, apenas deposito o valor da prestação que é débito automático. Só em Janeiro/2011 descobri que desde Agosto/2010 está sendo descontando o valor de R$12,50 todo o mês. Liguei p/ o gerente p/ ver a possibilidade de estorno e cancelamento da cesta, o mesmo diz ser impossível, que apenas cancelando a conta, só não cancelei por causa do desconto que a caixa diz ter. Gostaria de saber se tenho direito ao estorno dos valores.
Parabéns pelo seu blog, me ajudou bastante. Que Deus te abençoe.
Marcelo Ferreira.
email-alexandresilva.paz@bol.com.br
ResponderExcluirola sra fernanda gostaria q fosse enviado essa carta pra meu email e gostaria de parabenizar seu blog pleo serviço prestado a mtos brasileiros q sao lesados por bancos c serviços pessimos!!obg.
Gostaria, de saber se com procuração o segundo titular de uma conta pode retirar seu nome da conta? A conta não tem talão de cheques e só tem cartão de créditos no nome da 1ª titular e todos as movimentações (tirando alguns depósitos que eu fiz para ela aqui no brasil) são feitas lá em Portugal. Logo eu na verdade não tenho nenhum vículo com essa conta e quero retirar meu nome.
ResponderExcluirPorém a atendente pediu que eu assinasse uma cartinha e reconhecesse firma no cartório, eu fiz como orientado e quando voltei ao banco disseram que eu precisava que a 1ª titular assinasse e reconhecesse firma também (ELA ESTÁ EM PORTUGAL)
Aguardo um retorno
Silas.breder@hotmail.com
Boa tarde!
ResponderExcluirFui ao bradesco me informar sobre essa conta que sugere a resolução 3.518/2007, seria algo que realmente ficaria interessante para mim ter os serviços simples e não pagar nada por isso, porém a antendente disse que o bradesco simplesmente não trabalha com esse tipo de conta mesmo eu citando a RESOLUÇÃO 3.518/2007 e seus direitos, ela insistiu em dizer que não trabalha com essa conta.
Então eu queria entender...
RESOLUÇÕES são para serem cumpridas ou são meras sugestões facultativas que as partes cumprem se quizerem?
Para pobres não precisa responder, eu já sei que são para serem cumpridas.
QUERO, PRECISO ATÉ NECESSITO RECEBER UM MODELO DE DOCUMENTO PARA SOLICITAR ESSA CONTA.
No aguardo
Silas.breder@hotmail.com
Silas,
ResponderExcluirInfelizmente, é necessário o consentimento do primeiro titular sim. Acabamos de confirmar este requisito com um gerente de banco habilitado. Trata-se de um contrato que, para ser modificado, precisa da assinatura de todas as partes envolvidas, uma vez que a retirada de um titular pode o isentar das responsabilidades sobre este conta corrente.
Abraço!
Fernanda Guimaraes
Boa tarde!
ResponderExcluirEstou atônito com vocês, de todos os serviços que eu solicitei até hoje (Não só pela internet como em todos os lugares) vocês foram espetacularmente rápidos.
PARABÉNS PELO SERVIÇO PRESTADO.
E NO QUE DIZ RESPEITO A MIM, MUITO OBRIGADO....
Silas.breder@hotmail.com
Gente, q blog tudo de bom!!!!!! Se tivéssemos mais blogs tão úteis como este, as pessoas se sentiriam muito mais cidadãs ^^ Enviei um e-mail também pedindo a carta modelo.
ResponderExcluirOlá Fernada!!
ResponderExcluirTenho uma conta corrente na CEF, há dois anos, e foi aberta pela empresa que trabalho para receber meu salario, nunca cobraram cesta de serviço, mas, nesse mes de fevereiro resolveram cobrar, o valor é de 9,80, e só tenho o cartão para saque, e nem mais um serviço, fui na agencia reclamar, mas nao adiantou, ele disse que minha conta é corrente e que tenho que pagar, achei isso um absurdo, estava procurando um lugar na net para reclamar e achei o seu blog, voçê poderia me mandar a modelo da carta por favor, pois estou indignada.
Meu email é: any_abreu@hotmail.com
Desde já agradeço!!
Também gostaria de receber o modelo da carta e agradecer pelas informações.
ResponderExcluirmeu e-mail: silviamatozinhos@hotmail.com
Boa tarde!
ResponderExcluirO pessoal do Bredesco fez contato hoje comigo e disse que foi um mal entendido e que eles atendem sim essa resolução e têm a conta para serviços essênciais, estarei indo até a agencia e abrindo a conta.
Depois digo como foi, por enquanto muito OBRIGADO.
Silas Breder
Olá Fernanda,
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo dessa carta por favor.
Desde já agradeço.
adrielleudi@hotmail.com
Olá o site está de parabens por esta iniciativa, gostaria de receber o modelo desta carta no email borgesjr_net@hotmail.com
ResponderExcluirGrato,
Borges Jr
Muito bom!
ResponderExcluirVenho sendo cobrado por serviços que não uso.Financiei apartamento pela CEF e fui obrigado a abrir contra corrente, e venho sendo cobrado por pacote de tarifas.Gostaria do modelo desta carta.
Obrigado! lspatriota@hotmail.com
Adorei os artigos do blog!
ResponderExcluirParabéns!
Gostaria de receber o modelo da carta conta-corrente simples.
trycisy@yahoo.com.br
Obrigada
Ola Fernanda,
ResponderExcluirComo trabalhei prestando serviço em um banco, ja fazem 2 anos que não pago esse "pacote" nem anuidade de cartão mas algumas pessoas que falo não conseguem gostaria que me enviasse esta carta pra mim e pra um colega pois terei que abrir outra conta corrente e sei que vou precisar. Obs: Sempre fiquem atentos aos extratos pois a todo ano a cobrança volta pra conta a minha ja voltou 2 vezes mais reclamei na ouvidoria do banco bradesco e foi devolvido:
andrezza@andrezza.net e hemerson_harry@hotmail.com
Oi Fernanda,
ResponderExcluirParabéns pelo nível e qualidade das informações.
Gostaria de receber o o modelo da carta conta-corrente simples.
Muito obrigado.
lmborbao@hotmail.com
Fernanda,
ResponderExcluirRealmente muito interessante. Parabens pelo blog e pela coluna na Elas e Lucros.
Gostaria de receber este formulário, e gostaria de entrar em contato para tirar uma dúvida e verificar meus direitos.
Meu email: fcrespan@hotmail.com
Fernanda, gostaria de receber o modelo de carta, o meu email é mkloster@gmail.com,
ResponderExcluirmuito obrigado
boa tarde gostaria de saber se essa lei vale para bancos de cooperativas aguardo resposta obrigado
ResponderExcluirpor favor me envie aw_maruyama@yahoo.com.br
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo de carta. (fernandocalmada@gmail.com)
ResponderExcluirGrato!
Gostaria de receber o modelo de carta. silviosb2008@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado.
Eu também gostaria de receber o modelo de carta. elemagalhaes@yahoo.com.br
ResponderExcluirObrigada
Gostaria de receber o modelo de carta: estudioc4@gmail.com
ResponderExcluirObrigado
Trabalho no BB e por isso tenho isenção de tarifas. Tive que abrir uma conta na Caixa por causa de um financiamento "Minha Casa Minha Vida" e solicitei logo no cadastramento da conta que eu não queria a cesta de serviços e o funcionário até tentou argumentar, mas eu disse que sou bancária e que praticamente só utilizo a internet pra controle da conta - inclusive DDA e ele disse que então só cobrariam a manutenção de cadastro.
ResponderExcluirBoa tarde.
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo de carta: claudius534@gmail.com
Obrigado
A migração para a conta corrente com isenção da cesta de serviços consiste também na mudança no número da Conta Corrente?
ResponderExcluirExiste a perda de algum direito? ou os serviços essenciais são garantidos?
oi
ResponderExcluirgostari muito de receber o formulario para cancelar esse serviço absurdo, pois nao uso nem a metade das vantagens q a conta simples oferece e pago 22,00 mensais.
adorei as informações sobre tal isençao
vlew
as pessoas precisam serem informadas dessas leis q as amparam, muito otima a reportagem
Ronaldo,
ResponderExcluirOs serviços essenciais são garantidos sim. Não é necessária a troca de número da conta. Na verdade, nada muda, apenas não será mais debitado o valor da cesta de serviços.
Abraço!
Fernanda Guimaraes
Bom Dia Feranda!
ResponderExcluireu através de um amigo, li esta matéria, achei fantástica, Parabéns, certamente farei uso deste beneficio e irei fazer a migração também.
Fernanda gostaria se possivel que me enviasse o modelo também meu e-mail é juci.rossi@gmais.com
um abraço e parabéns pelo lindo trabalho.
Juci
Fernande em correção a mensagem assim meu e-mail é juci.rossi@gmail.com
ResponderExcluirobrigada
Boa noite Fernanda!
ResponderExcluirVenho sendo cobrada por serviços que não uso. Financiei apartamento pela CEF e fui obrigada a abrir conta corrente, e venho sendo cobrada por pacote de tarifas.
Gostaria do modelo desta carta.
Obrigada! solangelima178@hotmail.com
Gostei muito da matéria. Excelente!
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo de carta. Obrigado.
rinaldo-rodrigues@bol.com.br
Ótima matéria gostaria de receber o medela da carta:elis_pochynski@hotmail.com
ResponderExcluirTambem gostaria de receber o modelo
ResponderExcluiranaliliapp@yahoo.com.br
Obrigada
Eu descobri esta modalidade de conta pelo Citibank, a gerente me ofereceu esta possibilidade quando eu quis cancelar a conta. Nota 10 para ela! Desde então tenho avisado todo mundo sobre isso. Abs.
ResponderExcluirOlá Fernanda, parabéns pelo blog!!!!
ResponderExcluirtambém gostaria de receber o modelo.
linense@bol.com.br
desde já agradeço a atenção dispensada
Renato
Oi Fernanda! Eu tenho c/c no Itáu e atualmente não movimento tanto esta conta, mas ttenho interesse em mante-la. Atualmente pago R$ 9,50 pelo pacote basico de serviços. A pergunta é:
ResponderExcluirMesmo sem movimentar periodicamente esta conta eu também conseguiria muda-la p/ c/c simples?
Gostaria de receber o modelo da carta.
glaes@ig.com.br
quero receber este formulario tambem,adorei o blog meu email e ygatha@hotmail.com agradeço desde ja
ResponderExcluirMarcelo,
ResponderExcluirO ideal é que envie a solicitação de reembolso dos valores debitados por escrito e faça protocolo disso junto ao banco. O Banco Central também pode auxiliá-lo, recebendo a reclamação e tomando as providências necessárias. O retorno tem demorado em média 10 dias, o que acho interessante.
Claro que existe a modalidade de conta salário e também conta corrente simples (que independe de ter a folha de pagamento creditada).
Abraço,
Fernanda Guimaraes
Bom dia
ResponderExcluirDra. Fernanda
Muito obrigado pela atenção e pela informação.
Foi através da Expo Money que tive o conhecimento do seu blog, que é excelente.
Abraço e Muito Sucesso.
Dra. Fernanda, resolvido o caso do Banco do Brasil, acabei de ver meu extrato e fizeram o estorno das tarifas cobrada indevidamente.
ResponderExcluirGostaria de saber da Dra. se tem algum modelo de carta onde eu possa formalizar o pedido de indicação da conta a ser creditada a fim de transferir o meu salário para outra conta diferente daquela aberta pelo empregador.
Conforme instrução do BACEN:
http://www.bcb.gov.br/?CONTASALARIOFAQ
Abraço.
Parabéns pelo blog! Sabendo que por lei tenho direito a uma conta corrente com serviços essenciais e gratuitos, fui à CEF solicitar a isenção da cesta e a gerente argumentou que não existe possibilidade de isenção de taxa e que os serviços só são "gratuitos" se eu pagar mensalmente o valor da cesta. Fui lá cerca de 3 vezes e, mesmo mostrando a resolução do BACEN, não consegui. Gostaria que vc me orientasse porque os bancos relutam em cumprir suas obrigações e acabamos perdendo aquilo que é nosso por direito. Desde já agradeço a atenção. Gostaria de receber o modelo de carta, meu email: niky.c.oliveira@gmail.com.
ResponderExcluirAbraços.
EXISTE TAMBÉM UMA LEI QUE FALA QUE A EMPRESA PRIVADA NÃO PODE OBRIGAR O FUNCIONÁRIO ABRIR CONTA AONDE ELES QUEREM, A OPÇÃO DO BANCO É DO FUNCIONÁRIO. POR FAVOR ENVIE UM MODELO DA CARTA PARA davasa@ig.com.br.
ResponderExcluirgrata.
Querida Fernanda, fiquei sabendo da existência dessa c.c. simples através de uma entrevista sua à uma rádio. Tentei obter a carta-modelo pelo endereço contato@mercadodeconsumo.com.br e não consegui; existe uma outra maneira de eu conseguir essa carta-modelo? Meu e-mail é monteiro.ribeiro@ig.com.br
ResponderExcluirBom dia Fernanda
ResponderExcluirFoi atraves de uma entrevista em uma rádio que fiquei sabendo de direitos bancarios que ignorava. Parabens pelo blog. Neusa
Bom dia Fernanda
ResponderExcluirEstive no Bradesco para abrir uma conta poupança e, me orientaram a abri-la no correio. Cheguei a usar o cartão de débito em algumas compras. Passei a pagar então taxas inclusive de saques e verificação de extratos em caixas eletronicos. É correto? Gostaria de receber a carta modelo. Meu e-mail é abelottiperoni@hotmail.com.
Obrigada.
Fernanda
ResponderExcluirExcelente blog com informações claras e úteis. Parabens.
Ive
Olá Fernanda Guimares,
ResponderExcluirEu lí a publicaçao referente a reportagem da isenção de cesta de serviços básicos, fiquei muito feliz de saber disso. Tentei negociar várias vezes com a Caixa Federal esses valores, no entanto sempre me diziam que eu era obrigada a aceitar esses serviços.
No meu caso fiz um financiamento de um imóvel Habitacional da Minha Casa Minha Vida e só escapei de vendas casadas por abertura da conta que chegavam a somavar1500,00 por que tinha influência na construtora, mesmo assim tenho que pagar R$ 22,00 por mês por uma cesta de Serviços que não sei ao certo do que me da direito e que não uso, não quero, nem preciso.
Lembro na época que esse financiamento virou febre, logo quando saiu, que uma das pessoas que me atendeu no banco foi bem categórica e me informou que se eu não aceitasse esse valor NÂO APROVARIAM MEU FINANCIAMENTO. E eu inocente perguntei por quê. Ele me disse: QUE HAVIAM INTERESSES NESSES FINANCIAMENTOS UMA VEZ QUE O BANCO PRECISAVA DOS CLIENTES. QUE NÂO ERA A TOA QUE UM BANCO ME DARIA UM CREDITO PRA COMPRAR UMA CASA. Fiquei muito chateada pela primeira vez achei que o país andava bem, que iria fornecer oportunidade para os nenos favorecidos, mas na verdade acredito que isso foi apenas mais uma ferramenta para adquirir clientes em potencial, no sentido de que são pessoas que não tem onde morar precisam do financiamento e pagam MUITO a mais por isso.
Por exemplo pra mim foram 30 anos pagando a casa. Só o banco vai ficar com R$ 20,00 X 360 mêses = R$ 7.200,00 fora os juros que somam + ou - o valor de duas casa dessa que eu comprei.
Boas as informações, gostaria de receber o formulário. Obrigado.
ResponderExcluirvander.linjardi@uol.com.br
Jô,
ResponderExcluirEstamos apurando uma série de denúncias feitas contra a CAIXA no mesmo sentido. Há relatos de clientes que tiveram a taxa de juros aumentada por recusar-se a abrir uma conta corrente. Isso é crime de venda-casada e o PROCON de sua cidade recebe a reclamação.
Sobre a devolução da tarifa de cesta de serviços, isso não é possível. Como ela não é ilegal, o que podemos fazer é deixar de pagar, mas não recuperar o que foi gasto antes do pedido (carta modelo) de isenção.
Abraço!
Fernanda Guimaraes
Olá Dra. Fernanda!
ResponderExcluirCerto dia ouvi pelo rádio vc comentando sobre isenção às tarifas da conta corrente simples e me interessei muito. Na CEF consegui isenção total só com uma boa conversa, mas no BB se fazem de desentendidos. Por favor me mande o modelo da carta ao banco.
Parabéns pela nobre iniciativa! Felicidades!
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Dra. Fernanda!
ResponderExcluirCerto dia ouvi pelo rádio vc comentando sobre isenção às tarifas da conta corrente simples e me interessei muito. Na CEF consegui isenção total só com uma boa conversa, mas no BB se fazem de desentendidos. Por favor me mande o modelo da carta ao banco.
Parabéns pela nobre iniciativa! Felicidades!
Meu e-mail é douradoreis@terra.com.br
Abraço!
Nome:Daniel mendes de carvalho
ResponderExcluirparabéns pelas informações e ajuda que o diário de consumo tem dado aos internaltas nesse sentido.
e-mail:daniel-poker@hotmail.com
Parabéns pelo Blog.São informações que ¨caem¨ no esquecimento; ou as vezes não temos ciência.
ResponderExcluirsolicito enviar carta modelo, para abrir conta corrente com isenção.
email
:valdosiqueira1@hotmail.com
Agradeço, pela atenção
Suas informações foram de grande utilidade para mim gostaria de receber o modelo de carta,pois meu marido abriu uma conta corrente no HSBC que so vem o cartão de debito achei melhor ele não pedir o de credito pois as taxas não são boas e ele so precisava de um cartão global para fazer compras internacionais,o que ele pode fazer para diminuir a taxa da conta? e-mail(alinnylemos@hotmail.com
ResponderExcluirO Banco Santander está dificultando e muito para quem quer migrar para conta essencial. Mais vou continuar tentando. sandro.matta@ig.com.br
ResponderExcluirMuito obrigada pelas informações; desejo sim, obter esse modelo de carta para solicitar o cancelamento da cesta de serviços.
ResponderExcluirMeu e-mail é: cleudineia.tma@hotmail.com
Grata,
Cleudinéia Lúcia Nogueira Linhares
Olá Fernanda.
ResponderExcluirMuito obrigada pelo esclarecimento.
Tentei contato com o Banco Bradesco (ao qual eu tenho conta) e eles insistem que não existe essa conta simples, a única conta que eu não pagaria cesta de serviços seria abrindo uma conta universitária.
Peço que por gentileza me envie a carta modelo para que eu possa entregar na minha agência.
e-mail: andrezalcorrea@gmail.com
Grata,
Andreza Leal
Primeiramente, parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirO pagamento de boleto no caixa eletrônico está dentre os serviços da conta simples?
Peço que por gentileza me envie a carta modelo para que eu possa entregar na minha agência.
e-mail: kowada@ig.com.br
Olá, Fernanda!
ResponderExcluirO pagamento em lojas e supermercados utilizando o débito automático da conta corrente é ilimitado na conta simples, ou seja, sem taxas extras?
Obrigado.
Augusto.
Olá Fernanda!
ResponderExcluirMuito interessante seu blog e tenho certeza que está tirando dúvidas de muitoas pessoas assim com eu. Tenho uma conta na CEF, devido a um financiamento imobiliário e depois de quase 1 ano aberta eles estão cobrando uma cesta de taxa de serviço no valor de 22,00. Sendo que somente uso essa conta para fazer o deposito do valor da casa que é debitado em conta. Gostaria que voce me enviasse a carta modelo de conta simples para eu poder ir ao banco para retirar essa tarifa.
Email: lucianodomingos_santos@hotmail.com
Obrigado: Luciano Santos
Olá Fernanda!
ResponderExcluirTenho uma dúvida. Conta corrente com "cheque especial" também pode ter a cesta de serviços isenta?
Grata,
Camila.
Olá Fernanda!
ResponderExcluirMuito esclarecedor seu blog, tirou várias dúvidas minhas. Gostaria que você me enviasse a carta modelo. vagner.costa.santos@bol.com.br
Grato,
Vagner.
Tentei converter minha conta para o pacote de serviços essenciais e foi negado tanto no BB quanto na CEF. Este pacote de serviços não é obrigação do banco oferecer quando solicitado pelo cliente ? Obs: uso uma conta apenas para receber meu salário e outra para poupança.
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirE no caso de cartão múltiplo, se eu utilizar as funções crédito e débito eu posso ser isento tbm ou ficaria fora da conta corrente simples?
Boa noite!
ResponderExcluirO contrato de utilização de cartão de crédito é uma relação distanta do contrato de abertura de conta corrente. Já o débito está incluído sim entre os serviços esseciais.
Abraço,
Fernanda Guimaraes
Boa tarde Dra. Fernanda!
ResponderExcluirParabéns pela matéria tão esclarecedora.
É possível que me envie o modelo da carta para o banco?
Obrigada desde já
Viviane
viviane.rmendes@uol.com.br
boa tarde ,
ResponderExcluirtambem gostaria de receber
este modelo de carta para conta corrente.
silvio
sarodrygues@gmail.com
Boa noite!
ResponderExcluirGostaria de receber este documento.
Favor, enviar para:
tataslf@hotmail.com
obrigada!
Boa Tarde Fernanda,
ResponderExcluiramei esse blog.A tarifa do Santander é R$ 32,60, o que por ano dá uns R$ 391,20.Muito caro!Isso que possuo relacionamento com o banco (possuo outros produtos),mas mesmo assim eles acham dificil me isentar ou diminuir a tarifa ( sempre fui isenta na época do Banco Real).Pode me enviar a carta?Meu e-mail é atiellet@yahoo.com
Obrigada
Andrea
Adorei esse post muito esclarecedor Fernanda
ResponderExcluirpor favor me envie o modelo de solicitação de mudança " conta corrente simples" obrigada desde ja!abraços
grazi_almeida_p@hotmail.com
Olá Fernanda,bom dia!
ResponderExcluirEstou pelo benefício da previdência social por auxílio doença e a CEF me cobra uma tarifa de R$ 13,50 ao transferir todo dinheiro para o Bradesco, gostaria saber de você se este procedimento é correto?
Desde já agradeço a sua atenção, grande abraço Gustavo Lobo (coral.beach@hotmail.com).
Olá, gostaria de receber o formulário...
ResponderExcluirkemilynha_88@msn.com
Estou passando um sufoco com o Banco do Brasil, mas serei insistente.
Obrigada.
boa tarde fernanda...financiei um imovel pela caixa a 5 meses e tive que abri uma conta corrente para debito em conta das prestaçoes.+ estou sendo tarifado em 9,90 todo mes...queria que por gentileza me fornecesse por email uma copia desse formulario...luizcarlosoe@hotmail.com...desde ja agradeço e te parabenizo por essa iniciativa de informar a todos sobre esse fato que é de grande valia para todos nós consumidores...muito obrigado e fica com deus
ResponderExcluirOlá Fernanda por favor me mande o modelo da carta..glebueno@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada pelas dicas
Oi Fernanda eu amei a sua dica,vc poderia por favor me mandar essa carta,o bradesco pega 10 reais todo mês e nem uso todos os "beneficios".
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
meu e-mail ... annie-uchiha@hotmail.com
*é traço mesmo
Estava pesquisando e encntrei o que queria!
ResponderExcluirObrigada pelo esclarecimento!
E-mail: dominiquepeglow@hotmail.com
Aguardo a carta
Ola Fernanda parabens pelas dicas, gostaria de receber o modelo da carta reginaldorm2003@hotmail.com
ResponderExcluirParabéns pelo artigo. Gostaria de receber o modelo da carta. Meu e-mail: francisfabio2007@gmail.com
ResponderExcluirgostaria de receber a carta: duduefafa@hotmail.com
ResponderExcluirNo meu caso, vem sendo cobradas 2 parcelas da cesta de serviços...acontece que agencia onde fiz minha conta é em outra cidade, como devo proceder? e os valores podem ser estornados?
Oi Fernanda,vc poderia por favor me mandar essa carta,o Itaú pega 10 reais todo mês e nem uso todos os "beneficios". vou querer a conta simples.
ResponderExcluirWerlonsa@yahoo.com.br
Parabéns pelo blog.
Banco é uma desgraça. Tentam a todo instante burlar a lei e o cliente. Não é a toa que são os que mais faturam no país. Tome o HSBC como exemplo: para conseguir isenção de tarifa é necessário ameaçar com o encerramento da conta. Já no Bradesco a malandragem é outra. Você acorda a isenção de tarifas mas logo encontra no extrato o famigerado débito da Cesta Básica de Serviços sendo lançado mês após mês. Lançam inclusive retroativamente, como se dá agora com uma conta minha. De fato, fale com quem quizer e de que banco quizer, e alguém sempre terá uma "boa" história para contar a respeito dos pequenos golpes lesivos praticados pelos banco contra o consumidor.
ResponderExcluirOlá fernanda,
ResponderExcluirJá recebi a carta vi e-mail.
Um abraço,
werlon
achei sensacional o assunto tmb farei meu pedido pra mudança de modalidade, quero receber o modelo de carta pra mudança de modalidade pra cesta de serviços gratuitos, obrigado pela atençao
ResponderExcluirbiohomem@bol.com.br
muito bom esse blog.
ResponderExcluirgostaria de receber uma copia,pois minha gerente falou que tinham direito de cobrar esta cesta,sendo que nem sequer me mandam extrato.
parabens.
obrigado!
pr.roger_1@hotmail.com
Bom dia, gostaria de receber esta carta em meu e-mail.
ResponderExcluirgih_siqueira@hotmail.com
Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente blog!
Att,
Oi, gostaria de receber esta carta em meu e-mail
ResponderExcluirluceni_barbosa@hotmail.com
Agradeço e obrigada pelas excelentes informações.
Luceni
Oi, gostaria de receber esta carta em meu e-mail
ResponderExcluirveimargoncalvess@hotmail.com
Agradeço e obrigado pelas excelentes informações.
VEIMAR
gostaria de receber o modelo de carta para ser apresentado no banco para migrar conta para serviços essenciais
ResponderExcluirbrayts@hotmail.com
ola gostaria de saber se quando migrar para conta de serviços essenciais, ainda posso continuar com debito automatico em minha conta corrente ou esse serviço cessa tambem???
ResponderExcluirOla gostaria de saber se sou obrigado a pagar a contribuição sindical constante neste texto??www.sinpolms.org.br/leitura.php?id=2411
ResponderExcluirCaro leitor,
ResponderExcluirO pagamento de boletos bancários/contas e o débito automático, de regra, não são tarifados. Por isso, a grande maioria dos bancos os aceita mesmo nas contas correntes simples.
O ideal é informar-se junto ao seu banco.
Abraço!
Equipe Diário de Consumo
obrigado pela resposta..vlw
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo da carta de socilitação da conta essencial.
Segue meu email: tamara.r.aurelio@gmail.com
No aguardo.
Olá artigo muito bom e que deve ser mais divuldado, pois muitas gente e lesado. E gostaria do modelo dessa carta favor enviar para meu email willamslis@bol.com.br
ResponderExcluirGostaria do modelo da carta enviar para willamslins@bol.com.br
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirNossa, realente esta notícia me pegou de surpresa.
É meio constrangedor saber como nós brasileiros não conhecemos nossos direitos.
Mas enfim... preciso deta carta. Ficaria contente em recebê-la caso possa me enviar.
Agradecido, Marcelo.
marcelokmarx@hotmail.com
Olá!!!!!!!!!
ResponderExcluirMeus parabens pelo esclarecimento.
Eu tive a infelicidade de ser cobrado em um unico dia com 05 tarifas de cesta basica de serviço do Bradesco, cada uma no valor de R$ 10,90.
Desejo muito receber a carta de conta essencial.
e-mail: marconesilvacamilo@hotmail.com
Boa tarde!
ResponderExcluirSobre as taxas de cesta de serviço
posso requer o valor que me foi cobrado ?
Boa tarde!
ResponderExcluirSobre as taxas de cesta de serviço
posso requer o valor que me foi cobrado ? E como ficar isento dessas taxas , sou cliente do banco Brsdesco e nao uso os serviçõs oferecidos!
E-mail:laisl3@hotmail.com
Gostaria também de receber esta carta, pois estou pagando uma taxa de 22 reais na caixa referente a conta corrente que sou "obrigado" a ter por causa do financiamento de minha casa.
ResponderExcluirgutoferrera@gmail.com
Protocolei hj meu requerimento, o gerente tentou de toda a forma nao assinar, disse q nao existe esse tipo de contas que todas sao cobradas, mas assinou, agora to no aguardo da resposta, dai publico aki o resultado..deixo uma kestao no caso de nao mudarem minha conta como devo agir DRA FERNANDA GUIMARAES??????????
ResponderExcluirOla...
ResponderExcluirAcabei d eler o blog, sugerido por um amigo do face. E, estou achando um absurdo o Itau cobrar pela cesta o valor de R$ 45,00 (+ou-). Recebi a carta desta no mes passado, informando o aumento.
Quero receber esta carta.meu e-mail e f.cortizo@terra.com.br,
atenciosamente,
estou tendo um problema junto ao banco que eu sempre tive conta..... fiquei desempregada e pedir a isenção, e o funcionário da tal agência dizia primeiro disse que não conhecia tal lei....quando insistir, ele disse que já havia ouvido falar e que iria tentar ver se eu teria direito a tal isenção. Gostaria de receber o modelo que vcs dizem que a pessoa tem que levar a agencia. Desde já , obrigado. Meu email mmarx10@gmail.com
ResponderExcluirSolicito o arquivo por gentileza : k_23_2005@hotmail.com
ResponderExcluirDesde ja agradeço o serviço social prestado.
Grata.
por favor me manda um modelo dessa carta
ResponderExcluirno email:
luciano_lopes19@hotmail.com
desde já agradeço,
tbm quero o modelo!flaa21@gmail.com
ResponderExcluirgracias!!!!
Por favor, mande para mim tb. obrigado
ResponderExcluircrcassiano@hotmail.com
Estava procurando a respoito desse assunto na net e achei aqui uma explicação clara, simples e acessível. Parabéns!!!
ResponderExcluirsemprevoigt@R7.com
Boa noite, Fernanda.
ResponderExcluirPor favor, me esclarece alguns pontos:
A)quando diz que todos os tipos de contas correntes, excetuando a salário e a poupança, podem migrar para a conta corrente simples. Vc esta incluindo também aquelas em que se mantem investimentos;
B)quanto ao cartão de crédito, então, permanece a cobrança da anuidade mesmo em uma conta corrente simples;
C)quando se tem uma conta corrente simples ou essencial é possível se manter isenta de tarifa correspondente a ela e ainda se utilizar de outros serviços ou produtos do banco (não sei muito bem como dizer, porém, aqui vai. Pagando apenas os valores referentes a esses outros serviços ou produtos), tais como: cartão de crédito; investimentos (ações, CDB)aqui refiro a taxa de administração e outros; apenas 1 DOC mensal; apenas 1 TED mensal;
D)na conta corrente simples ou essencial há uma remuneração diária assim como as contas correntes do Santander, independentemente de qual tipo de conta corrente for.
Muito obrigada pela atitude de expor sobre esse tema tão importante para todos nós brasileiras e brasileiros e a oportunidade de trocar idéias com uma profissional como você.
Por gentileza me envie o modelo de carta:
email: andressahh@yahoo.com.br
Muito boa explicação eu quero a carta, xandradefreitas@hotmail.com
ResponderExcluirU R G E N T E !!!!
ResponderExcluireu migrei para a conta essencial, porem o banco do Brasil, esta me cobrando 10,00 por saque e 1,50 por folha de cheque, ja fez um desconte de 16,00 em minha conta, referente a um saque e 4fls de cheque, DRA FERNANDA como devo proceder??? poderia me mandar copia da resolução do banco central que trata deste assunto com URGENCIA???
Muito bom gostaria de receber a carta
ResponderExcluireder.amarques@hotmail.com
Veimar,
ResponderExcluirA legislação que refere a conta corrente simples é a Resolução 3.919 de 2010 do Banco Central.
Abraço!
Equipe Diário de Consumo
Obrigado equipe DC, ja imprimi a resolução, e vou no gerente DO BB pra ele me devolver meu dinheiro...rsrsrs. t+ ou vou na Justiça, PROCCON!!!
ResponderExcluirÓtima explicação.
ResponderExcluirJá estava sabendo desta resolução do banco central, mas ainda tinha muitas dúvidas.
Gostaria de receber o modelo da carta, quero parar de pagar estas tarifas bancárias absurdas.
E-mail: jacianymarques@hotmail.com
Obrigada
Manda esse doc pra mim
ResponderExcluirJosiele_nadolny@hotmail.com
Obrigado Dr Fernanda tudo bem?
ResponderExcluirminha conta é corrente poupança, pedi pra transferir minha agencia pra o bradesco mais proximo do meu trabalho e pedi pra mudar para serviços essencias , a moça mi deu muita canseira mais mudou, mais disse q seria cobrado 10 reais em 3 meses referente a mudança para serviços essencias isso esta certo? tem q pagar algum valor? abraço desde ja agradeço, e por favor si der mi manda a carta abraços!
Paulinho_jimcarrey@hotmail.com
Olá,boa tarde!
ResponderExcluirEu estou tendo esse problema.Estou pagando pelo um serviço que nao uso e vou tentar cancelar essa tal cesta.Gostaria de receber o modelo da carta.
Ficarei grato!
Francinaldo.
francinaldo_ac@hotmail.com
OLÁ DOUTORA, RECEBI SUA CARTA E PROTOCOLEI NO BANCO POIS ANTES O BANCO ME COBROU DOIS SEGUROS PRESTAMISTAS QUE NEM SEI O QUE É ISSO, UM FOI ESTORNADO E O OUTRO NÃO, DEPOIS VIERAM COBRANÇAS DO PACOTE BACEN, MESMO APÓS O MODELO DA CARTA E FALEI COM O GERENTE SOMENTE DESSE MÊS ELE VAI ESTORNAR. MINHA CONTA FOI ABERTA EM MAIO/11 E SÓ TEM ME CAUSADO TRANSTORNOS, PIOR QUE TENHO UMA CONTA FÁCIL E NÃO PODE SER O TAL ESPELHO. ALÉM DO QUE FOI A EMPRESA A QUAL TRABALHO COMO OPERADORA DE TELEMARKETING QUE NOS OBRIGOU A MUDAR DE BANCO E SEGUNDO O GERENTE NEM É CONVENIADA e por isso não pode abrir conta salário E QUE NÃO EXISTE ISENÇÃO DE TAXA. SERÁ QUE VOSSA SENHORIA PODE ME AUXILIAR. agradeço muito desde já. MEU E-MAIL: davasa@ig.com.br
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo da carta.
ResponderExcluirFicarei grata!
email: rozasilva2009@hotmail.com
Ola fernanda gostaria de receber acarta modelo de isenção porque cada cidadão tem o direito de reclamar pelos seus bens, ogradeçomuito se puder me enviar .Obrigado
ResponderExcluirOla fernanda gostaria dereceber a carta modelo de isenção de sestas de serviço bancario agradeço de coração se me enviar OBRIGADO!!!!meu E>MAIL e lauryfoll@hotmail.com
ResponderExcluirmeu email e lauryfoll@hotmail.com
ResponderExcluirolá Fernanda,eu abri uma conta na caixa economica para fazer um emprestimo,o construcard,uso essa conta somente para depositar o valor das parcelas,e estão me cobrando uma cesta de tarifas no valor de 22 reias,sou obrigada a pagar eesa cesta?
ResponderExcluirOlá Fernanda, adorei a materia e preciso com certeza de uma cópia. Pois tenho uma conta na caixa somente para abatimento de habitação e eles querem a todo custo colocar uma cesta. Já solicitei o cancelamento da cesta 2x e eles somente ficam reduzindo o valor, porque a primeira a ser cobrada sem solicitar é a mais cara, até você reclamar e eles ao inves de cancelarem simplesmente reduzirem. Ladrões!!!
ResponderExcluirMeu e-mail é andersonvarela@yahoo.com.br Muito obrigado!!
Boa tarde Fernanda, fiz um financiamento imobiliario na CEF onde foi obrigado a abertura de uma conta corrente para débito automático das prestações, posso mudar a forma de pagamento para boleto? Não preciso dessa conta para mais nada. Na agência fui informada que não posso fazer isso, é obrigatório o pagamento epor débito automático, a CEF pode me obrigar a manter essa conta? Por favor me ajude!!!!! Meu e-mail é lauranei@ibest.com.br Obrigada.
ResponderExcluirÓtimo artigo. Gostaria de receber este documento. Meu nome é Newman e o meu e-mail é: newmanhorton@yahoo.com
ResponderExcluirAgradeço já . . . .
ótima essa matéria.gostaria de receber a carta modelo,Meu e-mail é vanusa_martinelli@hotmail.com
ResponderExcluirdeste já muito obrigada!!!
Muito obrigada pelo artigo, acabei de mandar um email solicitando a carta. Ja assinei também os feeds do blog.
ResponderExcluircaio_wc@hotmail.com
ResponderExcluirObrigado!
Posta na net a carta!
bju
Eu gostaria de receber essa carta, pois o banco Santander está a me cobra uma cesta de 13 reais que foi reduzida com muita conversa de 24. uma vez que minha conta pensão foi migrada do Real pelo estado. e-mail = italo-neto@hotmail.com
ResponderExcluirPS: Será que eu posso pedir estorno ou mesmo estra nas pequenas causas? Muito bom o seu blog, muito obrigado.
Eu sou pensionista do meu ex marido, e recebo a pensão de R$ 108,oo por mes, noentanto eu tenho que pagar a cesta de R$ 21,00 ao Bradesco, porque meu ex marido é do estado e o banco me disse que eu tenho que pagar pelos serviços, já que eu fui obrigada a abrir uma conta nesse banco que fez acordo com o estado(Pernambuco). Por favor me mande esse formulário para eu resolver isso. Obrigada. Meu e-mail é ceica_cordeiro@hotmail.com
ResponderExcluiré por isso que os bancos tem lucros astronômicos,e nós ficamos cada vez mais pobres.
ResponderExcluirEnquanto o governo não tomar uma providência fica assim mesmo.Gostaria de receber está carta pois acho um abuso dos bancos.
OI!! PARABÉNS! FUI ONTEM AO BANCO RECLAMAR DOS DESCONTO DESTA CESTA BÁSICA DE SERVIÇO QUE ANTES NÃO ERA COBRADA EM MINHA CONTA E AGORA PASSOU A COBRAR. GOSTARIA DE RECEBER A CARTA PARA PEDIR A MUDANÇA DA CESTA!POIS ACHO QUE É UM ASSALTO AO BOLSO DO TRABALHADOR QUE GANHA UM SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS, COMO EU.
ResponderExcluirNEGRA_LARI@HOTMAIL.COM
Gostaria de receber uma cópia do documento.
ResponderExcluirObrigado!
ricoinoue@yahoo.com.br
Olá! Parabéns pelo blog. Tenho uma conta no BB e recentemente percebi que há alguns meses uma tarifa de manutenção da conta passou a ser cobrada sem aviso prévio.
ResponderExcluirGostaria que me enviasse o formulário de cancelamento da cestas de serviços e se há alguma maneira para conseguir o estorno dos valores cobrados.
Obrigada!
Nossa amei...te mandei um email e aguardo meu formulario...abçs.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConceição,
ResponderExcluirVc precisa nos deixar seu endereço de e-mail ou enviar o pedido para fernanda@mercadodeconsumo.com.br
Att.,
Fernanda Guimaraes
Mais ma vez venho pedir-te que me envie esta carta de conta corrente simples, para que eu possa resolver este problema junto ao Banco Bradesco. Estou no aguardo, obrigada....
ResponderExcluirOla Fernanda gostaria de receber a carta por email pois me cobram 28.50 na caixa e não me deram talão de cheque aguimaraesleal@gmail.com
ResponderExcluirSolicito, gentilmente, o envio desta carta para meu email.
ResponderExcluirSegue dados:
maria.valentina50@yahoo.com.br
Agradeço atenção, fico mto agradecida pela explicação e conhecimento da materia.
sds
Valentina
Boa tarde
ResponderExcluirJá mandei e-mail pedindo a carta-modelo. Sou correntista CEF. É possível pedir devolução retroativa? Até quando? Desde o ano passado eu pedi pro gerente se era obrigatório o pagamento, ele prontamente disse que não e cancelou as cobranças, mas de vez em quando aparece de novo. Dizem que acaba entrando no sistema (a favor deles é mais fácil haver engano). Tenho essa conta desde 2008. Fiquei meses sem ser cobrado, hoje apareceu de novo, o banco deve ter aproveitado a greve pra dificultar a solução e o débito está programado para o próximo domingo 10/10, ainda estou tentando contato, um gerente está de férias, o outro em reunião e outro almoçando.
Acho interessante haver uma formalização de pedido dessa isenção, pois até então havia o cancelamento apenas pessoalmente na agência com o gerente. Vou continuar tentando,
Obrigado,
Arthur.
Desejo receber o modelo de carta para cancelamento dos serviço da CES TA. leolima.al@gmail.com Obrigado.
ResponderExcluiroi gostei mito de saber disso, manda pra mim esse formulario no meu e-mail também roneyg2009@hotmail.com Obrigado!!!
ResponderExcluirgostei muito desta informação e quero um modelo da carta por email, anote aí mulequinhasabida@hotmail.com
ResponderExcluirExcelente. Objetivo. util e de gratis!
ResponderExcluirExcelente. Objetivo. util e de gratis! e esqueci o email que vai agora
ResponderExcluircrisaries3@ig.com.br
recebi dois links mas nao veio o modelo da carta!
ResponderExcluircrisaries3@ig.com.br
Bom dia,
ResponderExcluirVocê poderia me enviar a carta modelo???
Obrigada
Luzinete
Esqueci de colocar o email:
ResponderExcluirnete.patricia@gmail.com
Obrigada
Olá Fernanda,
ResponderExcluirGostaria de receber a carta modelo que você mencionou, por favor.
Meu e-mail: caio.sociais@gmail.com
Abraços e boa sorte
Caio
Olá
ResponderExcluirGostaria de receber a carta modelo
vcapeto@uol.com.br
Obrigada
Suzy
Bom dia!
ResponderExcluirObrigada por suas sábias explicações. Eu já efetuei alteração em uma de minhas contas correntes e não pago um centavo sequer. Alterei ainda a conta corrente do meu marido e de meu pai. Ao todo calculo que estamos economizando cerca de 60 ou 70 reais mensais, no mínimo. O valor surpreende ainda mais se calcularmos o valor anual: R$ 720 a 840... Entretanto meu marido passou a receber salário pela Caixa, com isenção de tarifas (não consideraram a hipótese de abrir conta salário, sob diversos argumentos), mas nos últimos dois meses começaram a aparecer cobranças de tarifas. Não vou gastar mais tempo e me desgastar emocionalmente dessa vez mandarei carta. Por favor me mande o modelo? email: advmarcelagoes@gmail.com. Forte abraço!!!
Esse blog me ajudou muito, pois estava perdida na questão dessas tarifas que o banco vem descontando sem eu perceber da minha conta corrente (conta salário) tarifa essa que foi imposta sem o meu consentimento. Irei o mas rápido possivel cancelar essa cesta de serviços bancários!
ResponderExcluirParabéns pelo excelente trabalho Fernanda, poderia por gentileza me enviar o modelo da carta. Meu email é camibrito@gmail.com
ResponderExcluirObrigada pelos esclarecimentos ! Por favor, gostaria de receber o modelo da carta !! Há possibilidade do banco não aceitar essa migração ?? silvagpg@yahoo.com.br
ResponderExcluirOla!
ResponderExcluirGostaria de receber o modelo da carta!
Grata,
julianakrama@gmail.com
Olá,
ResponderExcluirGostaria de saber se através dessa conta simples dá pra fazer pagamentos de boleto pela internet.
Isis,
ResponderExcluirO acesso pela internet à conta está entre os serviços sim. O ideal é confirmar detalhadamente junto ao seu banco. De regra, naquela tabela fixada junto aos terminais de auto-atendimento há a lista dos serviços gratuitos do seu banco.
Abraço,
Equipe Diário de Consumo
Muito boa a máteria, era isso mesmo que procurava...me envia por e-mail o modelo da carta por favor, anandaas1@hotmail.com.
ResponderExcluirObrigada
Excelente matéria. Att. Josenildo Dias
ResponderExcluir