quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Conta corrente isenta de cesta de serviços bancários existe e é lei!

Desde 30 abril de 2008 o cliente bancário pode usar uma série de serviços como saques, extratos e folhas de cheque sem pagar tarifa. Esse direito é garantido pela Resolução 3.518/2007 do Banco Central. A conta só não é gratuita porque a resolução permite a cobrança de uma tarifa de renovação cadastral duas vezes por ano, mesmo que não tenha havido nenhuma atualização no cadastro. Infelizmente, a referida resolução não exige que os bancos montem um pacote com os serviços essenciais e surge a confusão com os pacotes básicos ou com a conta salário, destinada só ao recebimento de salários ou benefícios. Ou seja, qualquer pessoa que abrir uma conta corrente no país, independente do banco, tem direito a alguns serviços mesmo sem precisar contratar cesta de serviços. Aposto que seu gerente não avisou sobre esta possibilidade, não é? Em resumo, além da conta corrente com cesta de serviço paga (básica, média ou completa), existe a chamada conta corrente simples que é isenta de pagamento mensal.

Saiba tudo que você tem direito

Em qualquer conta corrente, o cliente tem uma série de serviços gratuitos à disposição. Por experiência, aposto que este “perfil básico” englobaria boa parte das contas correntes ativas hoje no país, fazendo com que milhares de consumidores economizassem, todos os meses, entre R$ 9,90 e R$ 38,00, dependendo da cesta de serviços que hoje contratam e pagam sem nem saber que podem ficar isentos.

De acordo com a Resolução 3.518 do Conselho Monetário Nacional, são os seguintes os "serviços bancários essenciais" a pessoas físicas:

  • fornecimento de cartão com função débito (cartão de crédito pode ser cobrada anuidade separado); 
  • fornecimento de dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos para utilização de cheque, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas;
  • fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente; 
  • realização de até quatro saques por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de auto-atendimento; 
  • fornecimento de até dois extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento; 
  • realização de consultas mediante utilização da internet, sem limite de tempo ou número de acessos; 
  • realização de duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela internet; 
  • compensação de cheques
  • fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, de extrato consolidado, discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.
Você usa somente isso ou nem chega a precisar de todos os serviços acima relacionados? Peça logo o cancelamento da sua cesta de serviços bancários e fique isento desse pagamento.
 
Bancos negam isenção de tarifas obrigatórias

Pelo levantamento do IDEC apresentado pelo MeioNorte, metade deles não oferece a conta com serviços essenciais gratuitos pelo simples fato de que quem atende ignora essa possibilidade. Conta sem tarifa? Só depois de o cliente insistir muito. 

Então quem quiser economizar e abrir uma conta bancária apenas com os serviços essenciais gratuitos, determinados pelo Banco Central, encontra sérias dificuldades. Isso porque ou os funcionários dos bancos desconhecem esse tipo de conta ou a confundem com outras modalidades. Essa constatação está na pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) feita com dez bancos que têm mais de um milhão de clientes: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.

A pesquisa revelou que metade deles não oferece a conta com serviços essenciais gratuitos pelo simples fato de que quem atende ignora essa possibilidade. O cliente só consegue uma conta dessa com muita persistência. A outra metade mistura serviços essenciais com outras modalidades de contas. 

Para saber quanto seria possível economizar, o IDEC comparou duas situações: a do cliente que quer usar só os serviços essenciais mais um DOC por mês e uma taxa de renovação cadastral com o caso do cliente que contrata pacotes dos bancos. Os pacotes usados na comparação são os que incluem pelo menos um DOC por mês. Como em dois casos (Itaú e Banrisul) os bancos não tinham pacotes com DOC, o IDEC optou pelos que incluem 10 folhas de cheques. O resultado é que podem ficar de 23% a 204% mais caros os pacotes de tarifas! Por exemplo: o do Itaú Simples custa R$19 por mês, mas se o cliente optar pelos serviços essenciais pagará R$ 14,30 mesmo fazendo um DOC e pagando a taxa de renovação. Já no caso do HSBC Premier, o custo mensal do pacote é de R$ 38 e cai para R$ 12,50 com um DOC e a taxa.

Não está conseguindo alterar sua conta corrente com cesta de serviços para conta corrente simples (isenta de pagamento mensal)?

Dá trabalho abrir conta com serviços essenciais, mas a economia vale a pena. E ainda é bom lembrar que o consumidor que já tem um outro tipo de conta aberta no banco tem direito de migrar para uma conta com apenas serviços essenciais.

O Diário de Consumo disponibiliza para você um modelo de carta que deve ser preenchido com seus dados e entregue ao gerente da sua agência bancária. Sugerimos que o documento seja impresso em 2 vias e que uma delas fique com você após ser carimbada e protocolada (com data e assinatura de quem recebeu). O banco terá até 30 dias para processar sua solicitação. Segue abaixo nossa sugestão de carta, que deve ser personalizada antes da entrega:


SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO DE CESTA DE SERVIÇOS E ANOTAÇÃO DE CONTA CORRENTE SIMPLES

  
Cidade, ____________________ de 2015.

  
Ilmo Sr. Gerente pessoa física do BANCO _________  Agência ______

  
Prezado(a) Senhor(a),


 __________________________________, inscrito(a) no RG sob o n. __________ e no CPF sob o n. _______________, residente à Rua _________________________, nesta cidade, titular da conta corrente n. ___________, da agência n. _____, vem pela presente, consubstanciado na Resolução 3.919 de 2010 do Banco Central, solicitar a Vossa Senhoria a modificação da atual conta-corrente com pagamento de cesta de serviços, tornando-a conta corrente simples, sem a incidência de quaisquer encargos, objetivando a isenção de pagamento dos serviços essenciais gratuitos, conforme preceitua a aludida Resolução.


Atenciosamente,


____________________________
CPF:






Por Fernanda Guimarães

1.104 comentários:

  1. Muito boa explicação! Vou pedir o cancelamento da minha cobrança no Bradesco. Parabens pelo blog! Está de fácil acesso, bem escrito e com informações práticas. Abs. Lucas Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eu quero! adri_san46@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. me mande tb: carolina braga carol_bhjam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Caros leitores,

    O envio do modelo de carta por e-mail, somente devido ao número de pedidos pelo endereço contato@mercadodeconsumo.com.br, pode levar até 24 horas do recebimento da solicitação. Todos serão atendidos em menos de 1 dia útil.

    Abraço,
    Fernanda Guimarães

    ResponderExcluir
  5. Fui no banco e solicitei a tal conta, me disseram que não existe esse tipo de conta! A única informação que me passaram é que caso a empresa onde eu trabalhe seja correntista ali, ai sim eles podem abrir uma conta salário caso a empresa solicite isso. O que faço agora?

    ResponderExcluir
  6. Fui ao banco bradesco hoje e o rapaz que me atendeu disse não saber de tal isenção., pediu para voltar sexta(10/11), acho que é para dar canseira, mas não vou desistir. Acho uma grande exploração com seus clientes., por favor envie-me o formulario, pelo e-mail.
    marciob4@hotmail.com com certeza informarei todos os meus amigos sobre tal fato., este site esta de parabéns.
    obrigado.
    marciob

    ResponderExcluir
  7. Caro leitor,

    Conta salário é uma coisa e conta corrente simples é outra. São inclusive legislações diferentes. Ou seja, sua empresa não tem nada que fazer para esta alteração ocorrer.

    Recomendo que protocole nossa carta modelo e aguarde o retorno. Lá tem inclusive o número da resolução e seu gerente certamente ficará sem argumentos válidos.

    Att.,
    Fernanda Guimarães

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde
    Gostei muito da saber desta informação, pois os banco não nos informa.

    Agradeço a vocês pelas informações.

    vianalobos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    É possível conseguir transformar a conta corrente que tenho atualmente em uma simples, mantendo a mesma numeração ou teria que abrir outra?
    Grata, Karine Antunes

    ResponderExcluir
  10. Karine,

    Sim; claro que é possível. Não precisa ser alterado o número da conta. De regra, a única mudança é que vc vai parar de pagar mensalmente o valor da cesta de serviços.

    Att.,
    Marcela Savonitti

    ResponderExcluir
  11. Informações claras e objetivas. Gostaria de receber o formulário. Grata.

    ResponderExcluir
  12. Eu também quero!

    Cristoffer Dutra Beck, cristoffeztudo@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Parabéns precisamos cada vez mais de profissionais assim que dividem seu saber com os demais sem custos.
    obrigada
    att
    Christiane

    ResponderExcluir
  14. Dilmara (dill.melo@hotmail.com)13 de dezembro de 2010 às 06:53

    Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela criação deste blog. O vejo como um esclareciemnto para muitas "entrelinhas".
    Tenho também uma dúvida com relação a este assunto.
    Pago uma tarifa econômica e andei percebendo que me cobram uma tarifa relativa ao saque no terminal.
    Como faço para verificar junto ao banco se este procedimento está correto?
    Por gentileza, responda-me via e-mail.

    ResponderExcluir
  15. Dilmara,

    Obrigada pelo elogio! É exatamente esse nosso objetivo: informar (e explicar bem direitinho) as letrinhas miúdas e tudo mais que "eles escondem" de nós, consumidores.

    A tarifa de saque pode ser cobrada sempre que ultrapassar a 4 operações dentro do mês. Ou seja, a partir do 5o. saque no terminal poderá ser tarifado.

    Abraço,
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  16. Oi. Eu pago a cesta de serviços no BB no valor de 25 reais por mês, com direito a um TED por mês. Após alguns anos - quando precisei enviar um primeiro TED - veja que não consegui porque não autorizaram o envio daquele valor pela net por motivos de segurança, e eu deveria ir até a agência para aumentar o limite. Então dirigi-me ao balcão, onde o caixa realizou a transação (o TED) e descontou 13 reais da minha conta como tarifa. Conclusão: você paga pela cesta de serviços e só encontra pedras na hora de usar os serviços. Se puder me enviar o modelo de carta, com certeza vou sair fora dessa cesta de serviços ganha-pão de bancos.

    ResponderExcluir
  17. vitor.fc@globo.com
    desde já grato.

    ResponderExcluir
  18. fast_blogger,

    Enviaremos com praze o modelo de carta. Só preciso do teu endereço de e-mail.

    Abraço!
    Fernanda Guimarães

    ResponderExcluir
  19. Muito bom saber disso!
    Também gostaria de receber o modelo da carta citada e agradecer pelas informações muito úteis.

    meu e-mail: andreya_dossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Nosso pais e uma vergonha, qualquer instituição quer lucrar sem medir esforços, muita desonestidade. Quero o protocolo. alonsoregi@hotmail.com
    Agradeço pela informação!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, quando eu abri minha conta na Nossa Caixa, me deram três opções de conta e todas com pacotes de no mínimo R$13,00.
    Manda o modelo pra mim... nessinhaols@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, gostaria mais uma vez, se possível que me enviasse novamente o modelo da carta citada. è que tive um probleminha com minha caixa de e-mail e acabei perdendo o arquivo que me enviou juntamente com outros.
    Gostaria também, que me tirasse uma dúvida, se possível: é que minha conta foi aberta pela empresa em que trabalho, só que em uma agência em outra cidade. Como devo proceder para entregar a carta, uma vez que a agência de minha cidade vai alegar que a conta é de outra localidade.
    Desde já agradeço novamente pela atenção.

    meu e-mail: andreya_dossantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. MUITO OBRIGADA PELAS AS INFORMAÇÕES QUE COM CERTEZA ESTA AJUDANDO MUITAS PESSOAS A ESCLARECER ESSE ASSUNTO DE TARIFAS BANCÁRIAS, ATUALMENTE ESTOU COM SÉRIOS PROBLEMAS COM O BANCO DO BRASIL, POIS SOU PENSIONISTA DO ESTADO E RECEBIA PELA NOSSA CAIXA, APÓS A MESMA SER VENDIDA PARA O BANCO DO BRASIL É SÓ PROBLEMA UM ATRÁS DO OUTRO, PEDI TRANSFERÊNCIA DE AGÊNCIA DO MINHA CONTA CORRENTE E POUPANÇA EM NOVEMBRO DE 2010 E HOJE COM QUASE DOIS MESES AINDA NÃO FUI ATENDIDA COMPLETAMENTE É LAMENTÁVEL SER OBRIGADA A TER UM BANCO DESSES PARA CUIDAR DO MEU DINHEIRO, POR GENTILEZA ME ENVIEM O MODELO PARA EU ENTREGAR DA AGÊNCIA PARA OS SERVIÇOS GRATUITOS.
    SEM MAIS, ATENCIOSAMENTE,
    JULIETA RIBEIRO E MÁRCIA RITA RIBEIRO
    e-mail : j_r_r_litoral@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Obrigada pelo esclarecimento!
    Solicito o envio do modelo de carta para entregar na minha agência bancária. Meu email é patriciabarboza@gmail.com
    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Tenho uma 'conta fácil' (PP + CC) no Bradesco e gostaria de saber se é possível alterar para serviços essenciais, pois atualmente pago R$ 16 pela Cesta Bonus Celular. Grato

    ResponderExcluir
  26. Ótimas informações, os bancos oferecem um péssimo serviço cobrado, podemos esperar um serviço milhões de vezes pior se for gratuito, porém é uma forma de protesto, um direito que qualquer cidadão tem, quando é obrigado a ter uma conta bancária, para receber sua restituição de imposto de renda, de pagar suas contas, seus impostos, pois tudo é cobrado via banco. Por favor, quero receber uma cópia dessa carta modelo para mudança de conta corrente tarifada com pacote de serviços !!!!!, para uma nova modadlidade de serviços essenciais e gratuita. Meu e-mail é: antonioblasimg@uol.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Caro leitor,

    Não identifico o que são as siglas PP + CC, mas posso adiantar que qualquer conta (menos a do tipo salário) pode ser migrada para conta corrente simples.

    Abraço!
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de receber o modelo da carta para solicitar junto ao banco a conta essencial.
    E-mail: liacandidorj@hotmail.com
    Aline Ferreira

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de receber o modelo da carta de socilitação da conta essencial. Grata. Tatiana. Email: tlpradines@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de receber o modelo da carta de socilitação da conta essencial. Max. Email: moxinox@yahoo.com

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, muito bom saber dessa informações pois vou pedir para o meu banco e gostaria de receber também a carta, mais uma duvida...e verdade que por lei os bancos tem que te dar um limite no ato que vc abre a conta corrente, pois já faz 9 meses que tenho uma conta no Itaú e até agora de forma alguma não me liberaram o cartão de credito e nem o cdc se tiver alguma irformação me mande por favor...nandinha1972@yahoo.com.br
    obrigada Fernanda

    ResponderExcluir
  32. Bom dia,
    o Banco é obrigado a abrir conta salário, mesmo quando a pessoa tem restrições financeiras?

    ResponderExcluir
  33. A conta salário pode ser aberta mesmo com restrição cadastral (SERASA e SPC), mas desde que solicitada pela empresa.

    ResponderExcluir
  34. Oi Fernanda,

    Adorei suas explicações, obrigado pelos esclarecimentos. Tenho uma conta corrente na CEF e uso apenas para um débito automatico refente há um financiamento e mais nada. E esta sendo cobrado todo mês o valor de R$12,50 referente a cesta de serviços. Liguei para o gerente para ver a possibilidade de cancelar, e ele me disse, que só cancelando a conta.

    ResponderExcluir
  35. Olá!

    Não procede a informação do seu gerente da CEF. Se sua conta é corrente (não do tipo conta poupança ou conta salário), pode ser alterada para conta corrente simples isenta de tarifa. Sugiro enviar nossa carta modelo e aguardar o retorno. Deixe seu e-mail no próximo comentário que enviaremos em até 24 horas.

    Abraço!
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, obrigado pela resposta.
    O meu e-mail é marceloferr1@hotmail.com
    Abri esta conta na caixa pq fiz o financiamento da minha casa, e para ter um desconto chamado de redutor. Como já tenho outra conta corrente que é salário, não movimento está conta da caixa, apenas deposito o valor da prestação que é débito automático. Só em Janeiro/2011 descobri que desde Agosto/2010 está sendo descontando o valor de R$12,50 todo o mês. Liguei p/ o gerente p/ ver a possibilidade de estorno e cancelamento da cesta, o mesmo diz ser impossível, que apenas cancelando a conta, só não cancelei por causa do desconto que a caixa diz ter. Gostaria de saber se tenho direito ao estorno dos valores.

    Parabéns pelo seu blog, me ajudou bastante. Que Deus te abençoe.

    Marcelo Ferreira.

    ResponderExcluir
  37. email-alexandresilva.paz@bol.com.br
    ola sra fernanda gostaria q fosse enviado essa carta pra meu email e gostaria de parabenizar seu blog pleo serviço prestado a mtos brasileiros q sao lesados por bancos c serviços pessimos!!obg.

    ResponderExcluir
  38. Gostaria, de saber se com procuração o segundo titular de uma conta pode retirar seu nome da conta? A conta não tem talão de cheques e só tem cartão de créditos no nome da 1ª titular e todos as movimentações (tirando alguns depósitos que eu fiz para ela aqui no brasil) são feitas lá em Portugal. Logo eu na verdade não tenho nenhum vículo com essa conta e quero retirar meu nome.

    Porém a atendente pediu que eu assinasse uma cartinha e reconhecesse firma no cartório, eu fiz como orientado e quando voltei ao banco disseram que eu precisava que a 1ª titular assinasse e reconhecesse firma também (ELA ESTÁ EM PORTUGAL)

    Aguardo um retorno

    Silas.breder@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde!

    Fui ao bradesco me informar sobre essa conta que sugere a resolução 3.518/2007, seria algo que realmente ficaria interessante para mim ter os serviços simples e não pagar nada por isso, porém a antendente disse que o bradesco simplesmente não trabalha com esse tipo de conta mesmo eu citando a RESOLUÇÃO 3.518/2007 e seus direitos, ela insistiu em dizer que não trabalha com essa conta.

    Então eu queria entender...

    RESOLUÇÕES são para serem cumpridas ou são meras sugestões facultativas que as partes cumprem se quizerem?

    Para pobres não precisa responder, eu já sei que são para serem cumpridas.

    QUERO, PRECISO ATÉ NECESSITO RECEBER UM MODELO DE DOCUMENTO PARA SOLICITAR ESSA CONTA.

    No aguardo

    Silas.breder@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Silas,

    Infelizmente, é necessário o consentimento do primeiro titular sim. Acabamos de confirmar este requisito com um gerente de banco habilitado. Trata-se de um contrato que, para ser modificado, precisa da assinatura de todas as partes envolvidas, uma vez que a retirada de um titular pode o isentar das responsabilidades sobre este conta corrente.

    Abraço!
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde!

    Estou atônito com vocês, de todos os serviços que eu solicitei até hoje (Não só pela internet como em todos os lugares) vocês foram espetacularmente rápidos.

    PARABÉNS PELO SERVIÇO PRESTADO.

    E NO QUE DIZ RESPEITO A MIM, MUITO OBRIGADO....

    Silas.breder@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Gente, q blog tudo de bom!!!!!! Se tivéssemos mais blogs tão úteis como este, as pessoas se sentiriam muito mais cidadãs ^^ Enviei um e-mail também pedindo a carta modelo.

    ResponderExcluir
  43. Olá Fernada!!

    Tenho uma conta corrente na CEF, há dois anos, e foi aberta pela empresa que trabalho para receber meu salario, nunca cobraram cesta de serviço, mas, nesse mes de fevereiro resolveram cobrar, o valor é de 9,80, e só tenho o cartão para saque, e nem mais um serviço, fui na agencia reclamar, mas nao adiantou, ele disse que minha conta é corrente e que tenho que pagar, achei isso um absurdo, estava procurando um lugar na net para reclamar e achei o seu blog, voçê poderia me mandar a modelo da carta por favor, pois estou indignada.
    Meu email é: any_abreu@hotmail.com

    Desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
  44. Também gostaria de receber o modelo da carta e agradecer pelas informações.

    meu e-mail: silviamatozinhos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde!

    O pessoal do Bredesco fez contato hoje comigo e disse que foi um mal entendido e que eles atendem sim essa resolução e têm a conta para serviços essênciais, estarei indo até a agencia e abrindo a conta.

    Depois digo como foi, por enquanto muito OBRIGADO.

    Silas Breder

    ResponderExcluir
  46. Olá Fernanda,
    Gostaria de receber o modelo dessa carta por favor.

    Desde já agradeço.
    adrielleudi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Olá o site está de parabens por esta iniciativa, gostaria de receber o modelo desta carta no email borgesjr_net@hotmail.com

    Grato,
    Borges Jr

    ResponderExcluir
  48. Muito bom!

    Venho sendo cobrado por serviços que não uso.Financiei apartamento pela CEF e fui obrigado a abrir contra corrente, e venho sendo cobrado por pacote de tarifas.Gostaria do modelo desta carta.

    Obrigado! lspatriota@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Adorei os artigos do blog!
    Parabéns!
    Gostaria de receber o modelo da carta conta-corrente simples.
    trycisy@yahoo.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Ola Fernanda,
    Como trabalhei prestando serviço em um banco, ja fazem 2 anos que não pago esse "pacote" nem anuidade de cartão mas algumas pessoas que falo não conseguem gostaria que me enviasse esta carta pra mim e pra um colega pois terei que abrir outra conta corrente e sei que vou precisar. Obs: Sempre fiquem atentos aos extratos pois a todo ano a cobrança volta pra conta a minha ja voltou 2 vezes mais reclamei na ouvidoria do banco bradesco e foi devolvido:
    andrezza@andrezza.net e hemerson_harry@hotmail.com

    ResponderExcluir
  51. Oi Fernanda,
    Parabéns pelo nível e qualidade das informações.
    Gostaria de receber o o modelo da carta conta-corrente simples.

    Muito obrigado.

    lmborbao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Fernanda,

    Realmente muito interessante. Parabens pelo blog e pela coluna na Elas e Lucros.
    Gostaria de receber este formulário, e gostaria de entrar em contato para tirar uma dúvida e verificar meus direitos.

    Meu email: fcrespan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. Fernanda, gostaria de receber o modelo de carta, o meu email é mkloster@gmail.com,

    muito obrigado

    ResponderExcluir
  54. boa tarde gostaria de saber se essa lei vale para bancos de cooperativas aguardo resposta obrigado

    ResponderExcluir
  55. por favor me envie aw_maruyama@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  56. Gostaria de receber o modelo de carta. (fernandocalmada@gmail.com)
    Grato!

    ResponderExcluir
  57. Gostaria de receber o modelo de carta. silviosb2008@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  58. Eu também gostaria de receber o modelo de carta. elemagalhaes@yahoo.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  59. Gostaria de receber o modelo de carta: estudioc4@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Trabalho no BB e por isso tenho isenção de tarifas. Tive que abrir uma conta na Caixa por causa de um financiamento "Minha Casa Minha Vida" e solicitei logo no cadastramento da conta que eu não queria a cesta de serviços e o funcionário até tentou argumentar, mas eu disse que sou bancária e que praticamente só utilizo a internet pra controle da conta - inclusive DDA e ele disse que então só cobrariam a manutenção de cadastro.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde.

    Gostaria de receber o modelo de carta: claudius534@gmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir
  62. A migração para a conta corrente com isenção da cesta de serviços consiste também na mudança no número da Conta Corrente?
    Existe a perda de algum direito? ou os serviços essenciais são garantidos?

    ResponderExcluir
  63. oi
    gostari muito de receber o formulario para cancelar esse serviço absurdo, pois nao uso nem a metade das vantagens q a conta simples oferece e pago 22,00 mensais.
    adorei as informações sobre tal isençao
    vlew
    as pessoas precisam serem informadas dessas leis q as amparam, muito otima a reportagem

    ResponderExcluir
  64. Ronaldo,

    Os serviços essenciais são garantidos sim. Não é necessária a troca de número da conta. Na verdade, nada muda, apenas não será mais debitado o valor da cesta de serviços.

    Abraço!
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  65. Bom Dia Feranda!
    eu através de um amigo, li esta matéria, achei fantástica, Parabéns, certamente farei uso deste beneficio e irei fazer a migração também.
    Fernanda gostaria se possivel que me enviasse o modelo também meu e-mail é juci.rossi@gmais.com
    um abraço e parabéns pelo lindo trabalho.
    Juci

    ResponderExcluir
  66. Fernande em correção a mensagem assim meu e-mail é juci.rossi@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  67. Boa noite Fernanda!
    Venho sendo cobrada por serviços que não uso. Financiei apartamento pela CEF e fui obrigada a abrir conta corrente, e venho sendo cobrada por pacote de tarifas.
    Gostaria do modelo desta carta.
    Obrigada! solangelima178@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Gostei muito da matéria. Excelente!
    Gostaria de receber o modelo de carta. Obrigado.
    rinaldo-rodrigues@bol.com.br

    ResponderExcluir
  69. Ótima matéria gostaria de receber o medela da carta:elis_pochynski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Tambem gostaria de receber o modelo
    analiliapp@yahoo.com.br

    Obrigada

    ResponderExcluir
  71. Eu descobri esta modalidade de conta pelo Citibank, a gerente me ofereceu esta possibilidade quando eu quis cancelar a conta. Nota 10 para ela! Desde então tenho avisado todo mundo sobre isso. Abs.

    ResponderExcluir
  72. Olá Fernanda, parabéns pelo blog!!!!
    também gostaria de receber o modelo.
    linense@bol.com.br

    desde já agradeço a atenção dispensada
    Renato

    ResponderExcluir
  73. Oi Fernanda! Eu tenho c/c no Itáu e atualmente não movimento tanto esta conta, mas ttenho interesse em mante-la. Atualmente pago R$ 9,50 pelo pacote basico de serviços. A pergunta é:
    Mesmo sem movimentar periodicamente esta conta eu também conseguiria muda-la p/ c/c simples?
    Gostaria de receber o modelo da carta.

    glaes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  74. quero receber este formulario tambem,adorei o blog meu email e ygatha@hotmail.com agradeço desde ja

    ResponderExcluir
  75. Marcelo,

    O ideal é que envie a solicitação de reembolso dos valores debitados por escrito e faça protocolo disso junto ao banco. O Banco Central também pode auxiliá-lo, recebendo a reclamação e tomando as providências necessárias. O retorno tem demorado em média 10 dias, o que acho interessante.

    Claro que existe a modalidade de conta salário e também conta corrente simples (que independe de ter a folha de pagamento creditada).

    Abraço,
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  76. Bom dia

    Dra. Fernanda

    Muito obrigado pela atenção e pela informação.

    Foi através da Expo Money que tive o conhecimento do seu blog, que é excelente.

    Abraço e Muito Sucesso.

    ResponderExcluir
  77. Dra. Fernanda, resolvido o caso do Banco do Brasil, acabei de ver meu extrato e fizeram o estorno das tarifas cobrada indevidamente.

    Gostaria de saber da Dra. se tem algum modelo de carta onde eu possa formalizar o pedido de indicação da conta a ser creditada a fim de transferir o meu salário para outra conta diferente daquela aberta pelo empregador.

    Conforme instrução do BACEN:
    http://www.bcb.gov.br/?CONTASALARIOFAQ

    Abraço.

    ResponderExcluir
  78. Parabéns pelo blog! Sabendo que por lei tenho direito a uma conta corrente com serviços essenciais e gratuitos, fui à CEF solicitar a isenção da cesta e a gerente argumentou que não existe possibilidade de isenção de taxa e que os serviços só são "gratuitos" se eu pagar mensalmente o valor da cesta. Fui lá cerca de 3 vezes e, mesmo mostrando a resolução do BACEN, não consegui. Gostaria que vc me orientasse porque os bancos relutam em cumprir suas obrigações e acabamos perdendo aquilo que é nosso por direito. Desde já agradeço a atenção. Gostaria de receber o modelo de carta, meu email: niky.c.oliveira@gmail.com.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  79. EXISTE TAMBÉM UMA LEI QUE FALA QUE A EMPRESA PRIVADA NÃO PODE OBRIGAR O FUNCIONÁRIO ABRIR CONTA AONDE ELES QUEREM, A OPÇÃO DO BANCO É DO FUNCIONÁRIO. POR FAVOR ENVIE UM MODELO DA CARTA PARA davasa@ig.com.br.
    grata.

    ResponderExcluir
  80. marcelo monteiro ribeiro30 de abril de 2011 às 13:07

    Querida Fernanda, fiquei sabendo da existência dessa c.c. simples através de uma entrevista sua à uma rádio. Tentei obter a carta-modelo pelo endereço contato@mercadodeconsumo.com.br e não consegui; existe uma outra maneira de eu conseguir essa carta-modelo? Meu e-mail é monteiro.ribeiro@ig.com.br

    ResponderExcluir
  81. Bom dia Fernanda

    Foi atraves de uma entrevista em uma rádio que fiquei sabendo de direitos bancarios que ignorava. Parabens pelo blog. Neusa

    ResponderExcluir
  82. Bom dia Fernanda
    Estive no Bradesco para abrir uma conta poupança e, me orientaram a abri-la no correio. Cheguei a usar o cartão de débito em algumas compras. Passei a pagar então taxas inclusive de saques e verificação de extratos em caixas eletronicos. É correto? Gostaria de receber a carta modelo. Meu e-mail é abelottiperoni@hotmail.com.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Fernanda

    Excelente blog com informações claras e úteis. Parabens.

    Ive

    ResponderExcluir
  84. Olá Fernanda Guimares,

    Eu lí a publicaçao referente a reportagem da isenção de cesta de serviços básicos, fiquei muito feliz de saber disso. Tentei negociar várias vezes com a Caixa Federal esses valores, no entanto sempre me diziam que eu era obrigada a aceitar esses serviços.
    No meu caso fiz um financiamento de um imóvel Habitacional da Minha Casa Minha Vida e só escapei de vendas casadas por abertura da conta que chegavam a somavar1500,00 por que tinha influência na construtora, mesmo assim tenho que pagar R$ 22,00 por mês por uma cesta de Serviços que não sei ao certo do que me da direito e que não uso, não quero, nem preciso.
    Lembro na época que esse financiamento virou febre, logo quando saiu, que uma das pessoas que me atendeu no banco foi bem categórica e me informou que se eu não aceitasse esse valor NÂO APROVARIAM MEU FINANCIAMENTO. E eu inocente perguntei por quê. Ele me disse: QUE HAVIAM INTERESSES NESSES FINANCIAMENTOS UMA VEZ QUE O BANCO PRECISAVA DOS CLIENTES. QUE NÂO ERA A TOA QUE UM BANCO ME DARIA UM CREDITO PRA COMPRAR UMA CASA. Fiquei muito chateada pela primeira vez achei que o país andava bem, que iria fornecer oportunidade para os nenos favorecidos, mas na verdade acredito que isso foi apenas mais uma ferramenta para adquirir clientes em potencial, no sentido de que são pessoas que não tem onde morar precisam do financiamento e pagam MUITO a mais por isso.

    Por exemplo pra mim foram 30 anos pagando a casa. Só o banco vai ficar com R$ 20,00 X 360 mêses = R$ 7.200,00 fora os juros que somam + ou - o valor de duas casa dessa que eu comprei.

    ResponderExcluir
  85. Boas as informações, gostaria de receber o formulário. Obrigado.
    vander.linjardi@uol.com.br

    ResponderExcluir
  86. Jô,

    Estamos apurando uma série de denúncias feitas contra a CAIXA no mesmo sentido. Há relatos de clientes que tiveram a taxa de juros aumentada por recusar-se a abrir uma conta corrente. Isso é crime de venda-casada e o PROCON de sua cidade recebe a reclamação.

    Sobre a devolução da tarifa de cesta de serviços, isso não é possível. Como ela não é ilegal, o que podemos fazer é deixar de pagar, mas não recuperar o que foi gasto antes do pedido (carta modelo) de isenção.

    Abraço!
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  87. Olá Dra. Fernanda!
    Certo dia ouvi pelo rádio vc comentando sobre isenção às tarifas da conta corrente simples e me interessei muito. Na CEF consegui isenção total só com uma boa conversa, mas no BB se fazem de desentendidos. Por favor me mande o modelo da carta ao banco.
    Parabéns pela nobre iniciativa! Felicidades!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. Olá Dra. Fernanda!
    Certo dia ouvi pelo rádio vc comentando sobre isenção às tarifas da conta corrente simples e me interessei muito. Na CEF consegui isenção total só com uma boa conversa, mas no BB se fazem de desentendidos. Por favor me mande o modelo da carta ao banco.
    Parabéns pela nobre iniciativa! Felicidades!
    Meu e-mail é douradoreis@terra.com.br
    Abraço!

    ResponderExcluir
  90. Nome:Daniel mendes de carvalho

    parabéns pelas informações e ajuda que o diário de consumo tem dado aos internaltas nesse sentido.

    e-mail:daniel-poker@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Parabéns pelo Blog.São informações que ¨caem¨ no esquecimento; ou as vezes não temos ciência.

    solicito enviar carta modelo, para abrir conta corrente com isenção.

    email
    :valdosiqueira1@hotmail.com

    Agradeço, pela atenção

    ResponderExcluir
  92. Suas informações foram de grande utilidade para mim gostaria de receber o modelo de carta,pois meu marido abriu uma conta corrente no HSBC que so vem o cartão de debito achei melhor ele não pedir o de credito pois as taxas não são boas e ele so precisava de um cartão global para fazer compras internacionais,o que ele pode fazer para diminuir a taxa da conta? e-mail(alinnylemos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. O Banco Santander está dificultando e muito para quem quer migrar para conta essencial. Mais vou continuar tentando. sandro.matta@ig.com.br

    ResponderExcluir
  94. Muito obrigada pelas informações; desejo sim, obter esse modelo de carta para solicitar o cancelamento da cesta de serviços.
    Meu e-mail é: cleudineia.tma@hotmail.com

    Grata,
    Cleudinéia Lúcia Nogueira Linhares

    ResponderExcluir
  95. Olá Fernanda.

    Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Tentei contato com o Banco Bradesco (ao qual eu tenho conta) e eles insistem que não existe essa conta simples, a única conta que eu não pagaria cesta de serviços seria abrindo uma conta universitária.
    Peço que por gentileza me envie a carta modelo para que eu possa entregar na minha agência.
    e-mail: andrezalcorrea@gmail.com

    Grata,
    Andreza Leal

    ResponderExcluir
  96. Primeiramente, parabéns pela iniciativa!

    O pagamento de boleto no caixa eletrônico está dentre os serviços da conta simples?

    Peço que por gentileza me envie a carta modelo para que eu possa entregar na minha agência.

    e-mail: kowada@ig.com.br

    ResponderExcluir
  97. Olá, Fernanda!

    O pagamento em lojas e supermercados utilizando o débito automático da conta corrente é ilimitado na conta simples, ou seja, sem taxas extras?

    Obrigado.
    Augusto.

    ResponderExcluir
  98. Olá Fernanda!
    Muito interessante seu blog e tenho certeza que está tirando dúvidas de muitoas pessoas assim com eu. Tenho uma conta na CEF, devido a um financiamento imobiliário e depois de quase 1 ano aberta eles estão cobrando uma cesta de taxa de serviço no valor de 22,00. Sendo que somente uso essa conta para fazer o deposito do valor da casa que é debitado em conta. Gostaria que voce me enviasse a carta modelo de conta simples para eu poder ir ao banco para retirar essa tarifa.
    Email: lucianodomingos_santos@hotmail.com
    Obrigado: Luciano Santos

    ResponderExcluir
  99. Olá Fernanda!

    Tenho uma dúvida. Conta corrente com "cheque especial" também pode ter a cesta de serviços isenta?

    Grata,

    Camila.

    ResponderExcluir
  100. Olá Fernanda!

    Muito esclarecedor seu blog, tirou várias dúvidas minhas. Gostaria que você me enviasse a carta modelo. vagner.costa.santos@bol.com.br

    Grato,

    Vagner.

    ResponderExcluir
  101. Tentei converter minha conta para o pacote de serviços essenciais e foi negado tanto no BB quanto na CEF. Este pacote de serviços não é obrigação do banco oferecer quando solicitado pelo cliente ? Obs: uso uma conta apenas para receber meu salário e outra para poupança.

    ResponderExcluir
  102. Boa noite!
    E no caso de cartão múltiplo, se eu utilizar as funções crédito e débito eu posso ser isento tbm ou ficaria fora da conta corrente simples?

    ResponderExcluir
  103. Boa noite!

    O contrato de utilização de cartão de crédito é uma relação distanta do contrato de abertura de conta corrente. Já o débito está incluído sim entre os serviços esseciais.

    Abraço,
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde Dra. Fernanda!
    Parabéns pela matéria tão esclarecedora.
    É possível que me envie o modelo da carta para o banco?
    Obrigada desde já
    Viviane
    viviane.rmendes@uol.com.br

    ResponderExcluir
  105. boa tarde ,
    tambem gostaria de receber
    este modelo de carta para conta corrente.

    silvio

    sarodrygues@gmail.com

    ResponderExcluir
  106. Boa noite!

    Gostaria de receber este documento.

    Favor, enviar para:
    tataslf@hotmail.com

    obrigada!

    ResponderExcluir
  107. Boa Tarde Fernanda,

    amei esse blog.A tarifa do Santander é R$ 32,60, o que por ano dá uns R$ 391,20.Muito caro!Isso que possuo relacionamento com o banco (possuo outros produtos),mas mesmo assim eles acham dificil me isentar ou diminuir a tarifa ( sempre fui isenta na época do Banco Real).Pode me enviar a carta?Meu e-mail é atiellet@yahoo.com

    Obrigada
    Andrea

    ResponderExcluir
  108. Adorei esse post muito esclarecedor Fernanda
    por favor me envie o modelo de solicitação de mudança " conta corrente simples" obrigada desde ja!abraços
    grazi_almeida_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. Olá Fernanda,bom dia!

    Estou pelo benefício da previdência social por auxílio doença e a CEF me cobra uma tarifa de R$ 13,50 ao transferir todo dinheiro para o Bradesco, gostaria saber de você se este procedimento é correto?
    Desde já agradeço a sua atenção, grande abraço Gustavo Lobo (coral.beach@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  110. Olá, gostaria de receber o formulário...

    kemilynha_88@msn.com

    Estou passando um sufoco com o Banco do Brasil, mas serei insistente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  111. boa tarde fernanda...financiei um imovel pela caixa a 5 meses e tive que abri uma conta corrente para debito em conta das prestaçoes.+ estou sendo tarifado em 9,90 todo mes...queria que por gentileza me fornecesse por email uma copia desse formulario...luizcarlosoe@hotmail.com...desde ja agradeço e te parabenizo por essa iniciativa de informar a todos sobre esse fato que é de grande valia para todos nós consumidores...muito obrigado e fica com deus

    ResponderExcluir
  112. Olá Fernanda por favor me mande o modelo da carta..glebueno@hotmail.com

    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  113. Oi Fernanda eu amei a sua dica,vc poderia por favor me mandar essa carta,o bradesco pega 10 reais todo mês e nem uso todos os "beneficios".
    Parabéns pelo blog.
    meu e-mail ... annie-uchiha@hotmail.com
    *é traço mesmo

    ResponderExcluir
  114. Estava pesquisando e encntrei o que queria!
    Obrigada pelo esclarecimento!
    E-mail: dominiquepeglow@hotmail.com
    Aguardo a carta

    ResponderExcluir
  115. Ola Fernanda parabens pelas dicas, gostaria de receber o modelo da carta reginaldorm2003@hotmail.com

    ResponderExcluir
  116. Parabéns pelo artigo. Gostaria de receber o modelo da carta. Meu e-mail: francisfabio2007@gmail.com

    ResponderExcluir
  117. gostaria de receber a carta: duduefafa@hotmail.com
    No meu caso, vem sendo cobradas 2 parcelas da cesta de serviços...acontece que agencia onde fiz minha conta é em outra cidade, como devo proceder? e os valores podem ser estornados?

    ResponderExcluir
  118. Oi Fernanda,vc poderia por favor me mandar essa carta,o Itaú pega 10 reais todo mês e nem uso todos os "beneficios". vou querer a conta simples.

    Werlonsa@yahoo.com.br

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  119. Banco é uma desgraça. Tentam a todo instante burlar a lei e o cliente. Não é a toa que são os que mais faturam no país. Tome o HSBC como exemplo: para conseguir isenção de tarifa é necessário ameaçar com o encerramento da conta. Já no Bradesco a malandragem é outra. Você acorda a isenção de tarifas mas logo encontra no extrato o famigerado débito da Cesta Básica de Serviços sendo lançado mês após mês. Lançam inclusive retroativamente, como se dá agora com uma conta minha. De fato, fale com quem quizer e de que banco quizer, e alguém sempre terá uma "boa" história para contar a respeito dos pequenos golpes lesivos praticados pelos banco contra o consumidor.

    ResponderExcluir
  120. Olá fernanda,

    Já recebi a carta vi e-mail.

    Um abraço,
    werlon

    ResponderExcluir
  121. achei sensacional o assunto tmb farei meu pedido pra mudança de modalidade, quero receber o modelo de carta pra mudança de modalidade pra cesta de serviços gratuitos, obrigado pela atençao
    biohomem@bol.com.br

    ResponderExcluir
  122. muito bom esse blog.
    gostaria de receber uma copia,pois minha gerente falou que tinham direito de cobrar esta cesta,sendo que nem sequer me mandam extrato.
    parabens.
    obrigado!
    pr.roger_1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  123. Bom dia, gostaria de receber esta carta em meu e-mail.

    gih_siqueira@hotmail.com

    Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente blog!
    Att,

    ResponderExcluir
  124. Oi, gostaria de receber esta carta em meu e-mail

    luceni_barbosa@hotmail.com

    Agradeço e obrigada pelas excelentes informações.

    Luceni

    ResponderExcluir
  125. Oi, gostaria de receber esta carta em meu e-mail

    veimargoncalvess@hotmail.com

    Agradeço e obrigado pelas excelentes informações.

    VEIMAR

    ResponderExcluir
  126. gostaria de receber o modelo de carta para ser apresentado no banco para migrar conta para serviços essenciais
    brayts@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. ola gostaria de saber se quando migrar para conta de serviços essenciais, ainda posso continuar com debito automatico em minha conta corrente ou esse serviço cessa tambem???

    ResponderExcluir
  128. Ola gostaria de saber se sou obrigado a pagar a contribuição sindical constante neste texto??www.sinpolms.org.br/leitura.php?id=2411

    ResponderExcluir
  129. Caro leitor,

    O pagamento de boletos bancários/contas e o débito automático, de regra, não são tarifados. Por isso, a grande maioria dos bancos os aceita mesmo nas contas correntes simples.

    O ideal é informar-se junto ao seu banco.

    Abraço!
    Equipe Diário de Consumo

    ResponderExcluir
  130. Boa tarde!
    Gostaria de receber o modelo da carta de socilitação da conta essencial.

    Segue meu email: tamara.r.aurelio@gmail.com

    No aguardo.

    ResponderExcluir
  131. Olá artigo muito bom e que deve ser mais divuldado, pois muitas gente e lesado. E gostaria do modelo dessa carta favor enviar para meu email willamslis@bol.com.br

    ResponderExcluir
  132. Gostaria do modelo da carta enviar para willamslins@bol.com.br

    ResponderExcluir
  133. Olá.



    Nossa, realente esta notícia me pegou de surpresa.

    É meio constrangedor saber como nós brasileiros não conhecemos nossos direitos.

    Mas enfim... preciso deta carta. Ficaria contente em recebê-la caso possa me enviar.



    Agradecido, Marcelo.
    marcelokmarx@hotmail.com

    ResponderExcluir
  134. Olá!!!!!!!!!

    Meus parabens pelo esclarecimento.
    Eu tive a infelicidade de ser cobrado em um unico dia com 05 tarifas de cesta basica de serviço do Bradesco, cada uma no valor de R$ 10,90.
    Desejo muito receber a carta de conta essencial.

    e-mail: marconesilvacamilo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  135. Boa tarde!
    Sobre as taxas de cesta de serviço
    posso requer o valor que me foi cobrado ?

    ResponderExcluir
  136. Boa tarde!
    Sobre as taxas de cesta de serviço
    posso requer o valor que me foi cobrado ? E como ficar isento dessas taxas , sou cliente do banco Brsdesco e nao uso os serviçõs oferecidos!

    E-mail:laisl3@hotmail.com

    ResponderExcluir
  137. Gostaria também de receber esta carta, pois estou pagando uma taxa de 22 reais na caixa referente a conta corrente que sou "obrigado" a ter por causa do financiamento de minha casa.
    gutoferrera@gmail.com

    ResponderExcluir
  138. Protocolei hj meu requerimento, o gerente tentou de toda a forma nao assinar, disse q nao existe esse tipo de contas que todas sao cobradas, mas assinou, agora to no aguardo da resposta, dai publico aki o resultado..deixo uma kestao no caso de nao mudarem minha conta como devo agir DRA FERNANDA GUIMARAES??????????

    ResponderExcluir
  139. Ola...
    Acabei d eler o blog, sugerido por um amigo do face. E, estou achando um absurdo o Itau cobrar pela cesta o valor de R$ 45,00 (+ou-). Recebi a carta desta no mes passado, informando o aumento.
    Quero receber esta carta.meu e-mail e f.cortizo@terra.com.br,
    atenciosamente,

    ResponderExcluir
  140. estou tendo um problema junto ao banco que eu sempre tive conta..... fiquei desempregada e pedir a isenção, e o funcionário da tal agência dizia primeiro disse que não conhecia tal lei....quando insistir, ele disse que já havia ouvido falar e que iria tentar ver se eu teria direito a tal isenção. Gostaria de receber o modelo que vcs dizem que a pessoa tem que levar a agencia. Desde já , obrigado. Meu email mmarx10@gmail.com

    ResponderExcluir
  141. Solicito o arquivo por gentileza : k_23_2005@hotmail.com

    Desde ja agradeço o serviço social prestado.

    Grata.

    ResponderExcluir
  142. por favor me manda um modelo dessa carta
    no email:
    luciano_lopes19@hotmail.com
    desde já agradeço,

    ResponderExcluir
  143. tbm quero o modelo!flaa21@gmail.com

    gracias!!!!

    ResponderExcluir
  144. Por favor, mande para mim tb. obrigado

    crcassiano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  145. Estava procurando a respoito desse assunto na net e achei aqui uma explicação clara, simples e acessível. Parabéns!!!
    semprevoigt@R7.com

    ResponderExcluir
  146. Boa noite, Fernanda.
    Por favor, me esclarece alguns pontos:

    A)quando diz que todos os tipos de contas correntes, excetuando a salário e a poupança, podem migrar para a conta corrente simples. Vc esta incluindo também aquelas em que se mantem investimentos;

    B)quanto ao cartão de crédito, então, permanece a cobrança da anuidade mesmo em uma conta corrente simples;

    C)quando se tem uma conta corrente simples ou essencial é possível se manter isenta de tarifa correspondente a ela e ainda se utilizar de outros serviços ou produtos do banco (não sei muito bem como dizer, porém, aqui vai. Pagando apenas os valores referentes a esses outros serviços ou produtos), tais como: cartão de crédito; investimentos (ações, CDB)aqui refiro a taxa de administração e outros; apenas 1 DOC mensal; apenas 1 TED mensal;

    D)na conta corrente simples ou essencial há uma remuneração diária assim como as contas correntes do Santander, independentemente de qual tipo de conta corrente for.

    Muito obrigada pela atitude de expor sobre esse tema tão importante para todos nós brasileiras e brasileiros e a oportunidade de trocar idéias com uma profissional como você.

    Por gentileza me envie o modelo de carta:
    email: andressahh@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  147. Muito boa explicação eu quero a carta, xandradefreitas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  148. U R G E N T E !!!!
    eu migrei para a conta essencial, porem o banco do Brasil, esta me cobrando 10,00 por saque e 1,50 por folha de cheque, ja fez um desconte de 16,00 em minha conta, referente a um saque e 4fls de cheque, DRA FERNANDA como devo proceder??? poderia me mandar copia da resolução do banco central que trata deste assunto com URGENCIA???

    ResponderExcluir
  149. Muito bom gostaria de receber a carta
    eder.amarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  150. Veimar,

    A legislação que refere a conta corrente simples é a Resolução 3.919 de 2010 do Banco Central.

    Abraço!
    Equipe Diário de Consumo

    ResponderExcluir
  151. Obrigado equipe DC, ja imprimi a resolução, e vou no gerente DO BB pra ele me devolver meu dinheiro...rsrsrs. t+ ou vou na Justiça, PROCCON!!!

    ResponderExcluir
  152. Ótima explicação.
    Já estava sabendo desta resolução do banco central, mas ainda tinha muitas dúvidas.
    Gostaria de receber o modelo da carta, quero parar de pagar estas tarifas bancárias absurdas.
    E-mail: jacianymarques@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  153. Manda esse doc pra mim

    Josiele_nadolny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  154. Obrigado Dr Fernanda tudo bem?
    minha conta é corrente poupança, pedi pra transferir minha agencia pra o bradesco mais proximo do meu trabalho e pedi pra mudar para serviços essencias , a moça mi deu muita canseira mais mudou, mais disse q seria cobrado 10 reais em 3 meses referente a mudança para serviços essencias isso esta certo? tem q pagar algum valor? abraço desde ja agradeço, e por favor si der mi manda a carta abraços!

    Paulinho_jimcarrey@hotmail.com

    ResponderExcluir
  155. Olá,boa tarde!
    Eu estou tendo esse problema.Estou pagando pelo um serviço que nao uso e vou tentar cancelar essa tal cesta.Gostaria de receber o modelo da carta.
    Ficarei grato!
    Francinaldo.
    francinaldo_ac@hotmail.com

    ResponderExcluir
  156. OLÁ DOUTORA, RECEBI SUA CARTA E PROTOCOLEI NO BANCO POIS ANTES O BANCO ME COBROU DOIS SEGUROS PRESTAMISTAS QUE NEM SEI O QUE É ISSO, UM FOI ESTORNADO E O OUTRO NÃO, DEPOIS VIERAM COBRANÇAS DO PACOTE BACEN, MESMO APÓS O MODELO DA CARTA E FALEI COM O GERENTE SOMENTE DESSE MÊS ELE VAI ESTORNAR. MINHA CONTA FOI ABERTA EM MAIO/11 E SÓ TEM ME CAUSADO TRANSTORNOS, PIOR QUE TENHO UMA CONTA FÁCIL E NÃO PODE SER O TAL ESPELHO. ALÉM DO QUE FOI A EMPRESA A QUAL TRABALHO COMO OPERADORA DE TELEMARKETING QUE NOS OBRIGOU A MUDAR DE BANCO E SEGUNDO O GERENTE NEM É CONVENIADA e por isso não pode abrir conta salário E QUE NÃO EXISTE ISENÇÃO DE TAXA. SERÁ QUE VOSSA SENHORIA PODE ME AUXILIAR. agradeço muito desde já. MEU E-MAIL: davasa@ig.com.br

    ResponderExcluir
  157. Gostaria de receber o modelo da carta.
    Ficarei grata!


    email: rozasilva2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  158. Ola fernanda gostaria de receber acarta modelo de isenção porque cada cidadão tem o direito de reclamar pelos seus bens, ogradeçomuito se puder me enviar .Obrigado

    ResponderExcluir
  159. Ola fernanda gostaria dereceber a carta modelo de isenção de sestas de serviço bancario agradeço de coração se me enviar OBRIGADO!!!!meu E>MAIL e lauryfoll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. meu email e lauryfoll@hotmail.com

    ResponderExcluir
  161. olá Fernanda,eu abri uma conta na caixa economica para fazer um emprestimo,o construcard,uso essa conta somente para depositar o valor das parcelas,e estão me cobrando uma cesta de tarifas no valor de 22 reias,sou obrigada a pagar eesa cesta?

    ResponderExcluir
  162. Olá Fernanda, adorei a materia e preciso com certeza de uma cópia. Pois tenho uma conta na caixa somente para abatimento de habitação e eles querem a todo custo colocar uma cesta. Já solicitei o cancelamento da cesta 2x e eles somente ficam reduzindo o valor, porque a primeira a ser cobrada sem solicitar é a mais cara, até você reclamar e eles ao inves de cancelarem simplesmente reduzirem. Ladrões!!!
    Meu e-mail é andersonvarela@yahoo.com.br Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  163. Boa tarde Fernanda, fiz um financiamento imobiliario na CEF onde foi obrigado a abertura de uma conta corrente para débito automático das prestações, posso mudar a forma de pagamento para boleto? Não preciso dessa conta para mais nada. Na agência fui informada que não posso fazer isso, é obrigatório o pagamento epor débito automático, a CEF pode me obrigar a manter essa conta? Por favor me ajude!!!!! Meu e-mail é lauranei@ibest.com.br Obrigada.

    ResponderExcluir
  164. Ótimo artigo. Gostaria de receber este documento. Meu nome é Newman e o meu e-mail é: newmanhorton@yahoo.com

    Agradeço já . . . .

    ResponderExcluir
  165. ótima essa matéria.gostaria de receber a carta modelo,Meu e-mail é vanusa_martinelli@hotmail.com
    deste já muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  166. Muito obrigada pelo artigo, acabei de mandar um email solicitando a carta. Ja assinei também os feeds do blog.

    ResponderExcluir
  167. caio_wc@hotmail.com
    Obrigado!

    Posta na net a carta!
    bju

    ResponderExcluir
  168. Eu gostaria de receber essa carta, pois o banco Santander está a me cobra uma cesta de 13 reais que foi reduzida com muita conversa de 24. uma vez que minha conta pensão foi migrada do Real pelo estado. e-mail = italo-neto@hotmail.com

    PS: Será que eu posso pedir estorno ou mesmo estra nas pequenas causas? Muito bom o seu blog, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  169. Eu sou pensionista do meu ex marido, e recebo a pensão de R$ 108,oo por mes, noentanto eu tenho que pagar a cesta de R$ 21,00 ao Bradesco, porque meu ex marido é do estado e o banco me disse que eu tenho que pagar pelos serviços, já que eu fui obrigada a abrir uma conta nesse banco que fez acordo com o estado(Pernambuco). Por favor me mande esse formulário para eu resolver isso. Obrigada. Meu e-mail é ceica_cordeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  170. é por isso que os bancos tem lucros astronômicos,e nós ficamos cada vez mais pobres.
    Enquanto o governo não tomar uma providência fica assim mesmo.Gostaria de receber está carta pois acho um abuso dos bancos.

    ResponderExcluir
  171. OI!! PARABÉNS! FUI ONTEM AO BANCO RECLAMAR DOS DESCONTO DESTA CESTA BÁSICA DE SERVIÇO QUE ANTES NÃO ERA COBRADA EM MINHA CONTA E AGORA PASSOU A COBRAR. GOSTARIA DE RECEBER A CARTA PARA PEDIR A MUDANÇA DA CESTA!POIS ACHO QUE É UM ASSALTO AO BOLSO DO TRABALHADOR QUE GANHA UM SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS, COMO EU.

    NEGRA_LARI@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  172. Gostaria de receber uma cópia do documento.
    Obrigado!
    ricoinoue@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  173. Olá! Parabéns pelo blog. Tenho uma conta no BB e recentemente percebi que há alguns meses uma tarifa de manutenção da conta passou a ser cobrada sem aviso prévio.

    Gostaria que me enviasse o formulário de cancelamento da cestas de serviços e se há alguma maneira para conseguir o estorno dos valores cobrados.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  174. Nossa amei...te mandei um email e aguardo meu formulario...abçs.

    ResponderExcluir
  175. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  176. Conceição,

    Vc precisa nos deixar seu endereço de e-mail ou enviar o pedido para fernanda@mercadodeconsumo.com.br

    Att.,
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  177. Mais ma vez venho pedir-te que me envie esta carta de conta corrente simples, para que eu possa resolver este problema junto ao Banco Bradesco. Estou no aguardo, obrigada....

    ResponderExcluir
  178. Ola Fernanda gostaria de receber a carta por email pois me cobram 28.50 na caixa e não me deram talão de cheque aguimaraesleal@gmail.com

    ResponderExcluir
  179. Solicito, gentilmente, o envio desta carta para meu email.
    Segue dados:
    maria.valentina50@yahoo.com.br

    Agradeço atenção, fico mto agradecida pela explicação e conhecimento da materia.

    sds
    Valentina

    ResponderExcluir
  180. Boa tarde
    Já mandei e-mail pedindo a carta-modelo. Sou correntista CEF. É possível pedir devolução retroativa? Até quando? Desde o ano passado eu pedi pro gerente se era obrigatório o pagamento, ele prontamente disse que não e cancelou as cobranças, mas de vez em quando aparece de novo. Dizem que acaba entrando no sistema (a favor deles é mais fácil haver engano). Tenho essa conta desde 2008. Fiquei meses sem ser cobrado, hoje apareceu de novo, o banco deve ter aproveitado a greve pra dificultar a solução e o débito está programado para o próximo domingo 10/10, ainda estou tentando contato, um gerente está de férias, o outro em reunião e outro almoçando.
    Acho interessante haver uma formalização de pedido dessa isenção, pois até então havia o cancelamento apenas pessoalmente na agência com o gerente. Vou continuar tentando,
    Obrigado,
    Arthur.

    ResponderExcluir
  181. Desejo receber o modelo de carta para cancelamento dos serviço da CES TA. leolima.al@gmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  182. oi gostei mito de saber disso, manda pra mim esse formulario no meu e-mail também roneyg2009@hotmail.com Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  183. gostei muito desta informação e quero um modelo da carta por email, anote aí mulequinhasabida@hotmail.com

    ResponderExcluir
  184. Excelente. Objetivo. util e de gratis!

    ResponderExcluir
  185. Excelente. Objetivo. util e de gratis! e esqueci o email que vai agora
    crisaries3@ig.com.br

    ResponderExcluir
  186. recebi dois links mas nao veio o modelo da carta!
    crisaries3@ig.com.br

    ResponderExcluir
  187. Bom dia,
    Você poderia me enviar a carta modelo???
    Obrigada
    Luzinete

    ResponderExcluir
  188. Esqueci de colocar o email:
    nete.patricia@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  189. Olá Fernanda,

    Gostaria de receber a carta modelo que você mencionou, por favor.

    Meu e-mail: caio.sociais@gmail.com

    Abraços e boa sorte
    Caio

    ResponderExcluir
  190. Olá

    Gostaria de receber a carta modelo

    vcapeto@uol.com.br

    Obrigada

    Suzy

    ResponderExcluir
  191. Bom dia!
    Obrigada por suas sábias explicações. Eu já efetuei alteração em uma de minhas contas correntes e não pago um centavo sequer. Alterei ainda a conta corrente do meu marido e de meu pai. Ao todo calculo que estamos economizando cerca de 60 ou 70 reais mensais, no mínimo. O valor surpreende ainda mais se calcularmos o valor anual: R$ 720 a 840... Entretanto meu marido passou a receber salário pela Caixa, com isenção de tarifas (não consideraram a hipótese de abrir conta salário, sob diversos argumentos), mas nos últimos dois meses começaram a aparecer cobranças de tarifas. Não vou gastar mais tempo e me desgastar emocionalmente dessa vez mandarei carta. Por favor me mande o modelo? email: advmarcelagoes@gmail.com. Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  192. Esse blog me ajudou muito, pois estava perdida na questão dessas tarifas que o banco vem descontando sem eu perceber da minha conta corrente (conta salário) tarifa essa que foi imposta sem o meu consentimento. Irei o mas rápido possivel cancelar essa cesta de serviços bancários!

    ResponderExcluir
  193. Parabéns pelo excelente trabalho Fernanda, poderia por gentileza me enviar o modelo da carta. Meu email é camibrito@gmail.com

    ResponderExcluir
  194. Obrigada pelos esclarecimentos ! Por favor, gostaria de receber o modelo da carta !! Há possibilidade do banco não aceitar essa migração ?? silvagpg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  195. Ola!

    Gostaria de receber o modelo da carta!

    Grata,

    julianakrama@gmail.com

    ResponderExcluir
  196. Olá,
    Gostaria de saber se através dessa conta simples dá pra fazer pagamentos de boleto pela internet.

    ResponderExcluir
  197. Isis,

    O acesso pela internet à conta está entre os serviços sim. O ideal é confirmar detalhadamente junto ao seu banco. De regra, naquela tabela fixada junto aos terminais de auto-atendimento há a lista dos serviços gratuitos do seu banco.

    Abraço,
    Equipe Diário de Consumo

    ResponderExcluir
  198. Muito boa a máteria, era isso mesmo que procurava...me envia por e-mail o modelo da carta por favor, anandaas1@hotmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  199. Excelente matéria. Att. Josenildo Dias

    ResponderExcluir