quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

As 10 melhores dicas para aproveitar suas milhas

I - Antes de comprar qualquer passagem aérea ou fazer a reserva do hotel, faça sua inscrição no programa de milhas da companhia que vai voar ou cadastre-se no programa de fidelidade da rede de hotéis onde pretende hospedar-se. De regra, recebe-se imediatamente o número (na tela final do cadastro ou por e-mail) e é com ele que você deve concluir as reservas, pois, na maioria dos programas de milhagens/fidelidade, só serão creditados os pontos por vôos e estadias realizadas após a data de inscrição.

II - Mesmo que na reserva você tenha informado seu número no programa de milhagem/fidelidade correspondente, não esqueça de apresentar o cartão no check-in ou no check-out do aeroporto e confirmar seu crédito de milhas. Há companhias aéreas que permitem o resgate de pontos após o vôo, mas desde que o viajante já faça parte do programa antes da data do embarque e a solicitação de crédito de milhas seja feita no prazo estipulado nos termos e condições previstos.

III - Nos hotéis, diga no check-in que você é cliente freqüente (filiado ao programa de fidelidade), pois há sempre benefícios para estes hóspedes. A rede Sheraton, por exemplo, tem andares específicos em alguns de seus hotéis apenas para os clientes com cartão. Você também pode receber algum mimo extra, como cortesia no serviço de lavanderia ou uma garrafa de vinho grátis, como um VIP Guest na rede Ritz Carlton (Marriot).

IV - Acompanhe sempre as promoções dos programas de milhagem/fidelidade. Para quem estava atento, a American Airlines ofereceu em 2009 o trecho São Paulo-Miami por apenas 30 mil milhas. A TAM correu e lançou a troca de trechos com a combinação de milhas e dinheiro que foi uma excelente oportunidade.

V - Lembre-se de que as milhas têm validade, tanto no seu cartão de crédito quanto na companhia aérea. Ou seja, você tem um prazo para passar as milhas do cartão para o programa de milhagem/fidelidade escolhido e outro prazo para utilizar as minhas já creditadas lá para a troca de bilhetes. Utilize estrategicamente esses dois prazos. A TAM, por exemplo, estipula um prazo de dois anos a partir da data do vôo ou do crédito. Já no caso do Smiles, a validade é de três anos. Suas milhas estão vencendo e não conseguirá usá-las? Venda-as para algum amigo ou empresa especializada neste tipo de transação.

VI -  Programe a viagem com exatos 6 meses de antecedência, pois este é o prazo de validade dos bilhetes emitidos. Assim, quando abrir a disponibilidade de data no sistema da companhia, você já poderá fazer a troca. E você pode reservar a ida e ir renovando o pedido até encontrar a melhor data de volta. Conseguir emitir com milhas bilhetes para uma boa data de viagem é mais uma questão de disciplina do que de sorte.

VII - Para ganhar mais milhas, conheça os parceiros para receber pontos na maioria das suas compras. Você sabia que a Brastemp tem loja própria (Compra Certa), que vende seus produtos com preços geralmente mais baratos que os das lojas de eletrodomésticos e ainda lhe dá 1 milha da TAM para cada real gasto? Os postos de gasolina Ipiranga também lhe darão milhas a cada abastecimento se você, antes, se cadastrar no programa Km de Vantagens. Descubra quem são os parceiros do seu programa de milhas/fidelidade. Estacionamentos, restaurantes e hotéis estão nesta lista. Algumas companhias aéreas oferecem milhas para os passageiros que realizarem o check-in pela web. Consulte o site das empresas. Quer assinar ou já é assinante das revistas Veja, Época ou Isto É? Faça seu pedido de assinatura destas e de outras revista pelo convênio do Multiplus/TAM e ganhe até 5 mil milhas!

VIII - Ainda, concentre os gastos no cartão de crédito, pesquisando aquele que lhe oferece mais milhas. Geralmente, os das categorias Platinum e Black são os que oferecem mais vantagens. Mais um motivo para concentrar os gastos num cartão somente e chegar logo neste “nível”. Há cartões que já pela adesão lhe concedem um bom número de milhas. Recentemente, as próprias companhias aéreas lançaram seus cartões (TAM Itaucard e American Airline Citi, por exemplo) e através deles o acumulo de milhas pode ser acelerado.

IX - Sinceramente, aconselho que utilize seus pontos rapidamente e troque assim que acumular o necessário para emissão do bilhete pretendido ou da estadia de que gostaria. As companhias aéreas e as redes de hotéis podem mudar as regras de acúmulo e resgate quando desejarem. Ou, pior ainda, podem deixar de voar para certos destinos ou até deixar de existir (nunca esqueceremos da saudosa Varig...). Olhar um saldo de pontos grande é legal e empolgante, mas não utilizá-lo é burrice.

X - Não subestime nenhuma forma de obter pontos. Gasta somente R$ 250,00 em gasolina por mês? Se você abastecer sempre no mesmo posto e cadastrá-lo como “favorito” no programa Km de Vantagens, os pontos concedidos serão em dobro. E 500 milhas vezes 10 meses são 5 mil milhas, o que, pela atual promoção do Smiles, é possível trocar por um trecho para qualquer lugar do Brasil. Ou seja, ainda da tempo da sua viagem de Natal deste ano sair de graça contando apenas com a gasolina do seu carro. Vai comprar só um DVD? Prefira as lojas parceiras do seu programa de milhagem/fidelidade. Acredite, quando você estiver quase completando as milhas que precisa para aquela viagem, vai querer contar todas as “migalhas” para poder trocar logo o trecho.

Por Fernanda Guimarães

9 comentários:

  1. De assinatura de revistas eu não sabia. Tenho a veja a anos e já teria uma passagem para o exterior se tivesse lido isso antes. Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Qual o melhor programa de milhas aéreas?

    ResponderExcluir
  3. Optamos, entre o Smiles e Multiplus, pelo segundo. O programa de fidelidade de TAM tem se mostrado mais acessível, mais fácil de acumular pontos e menos difícil de trocar os trechos. Agora, considerando todos os programas de milhas aéreas, o AAdvantage da American Airlines é o melhor. Seus benefícios são muitos e, se puder optar por passar todos suas milhas de cartão para lá, é o que recomendamos.

    Abraço!
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE FERNANDA !!!, ADQUIRI RECENTEMENTE UM CARTÃO DE CRÉDITO DO CITIBANK E GANHEI 10 MIL MILHAS DE IMEDIATO, PRECISO DE AJUDA, ONDE TROCO NO SMILES OU TAM ??? SE É QUE CONSIGO TROCAR NESTES PARCEIROS DE MILHAS !!!.


    ABRAÇOS !!!.

    RICARDO

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, Fernanda. Gostaria de trocar minhas milhas p/ ir para miame. Pelo q li no seu blog o melhor programa é o do AA, porém com a concordada da empresa qual sua opinião? Obrigada Mayra Junqueira

    ResponderExcluir
  6. oi tudo bem gostaria de uma ajuda estou viajando para aruba gostaria de estar reservando o hotel com milhas tem com com faco

    ResponderExcluir
  7. Há uma observação a ser fazer com relação ao km de vantagens: a conversão para milhas não é gratuita, para transferir 1000km é cobrado 49,00. Acaba nao sendo tão interessante.

    ResponderExcluir
  8. Legal! Mais uma dica também seria o Trip Advisor.. que é um site de indicações e avaliações de lugares, hotéis, restaurantes, etc... Descobri por essa matéria http://goo.gl/BeZyC4 e vi q as pontuações e avaliações que damos pelos lugares por onde passamos, ganhamos pontos que podemos transferir para o Multiplus... Procuro muitas maneiras de acumular milhas para viajar, mas também para vender futuramente é bom negócio!!

    ResponderExcluir
  9. Olá.. boa tarde! Gostei das dicas... Também soube recentemente que podemos juntar pontos pelo Trip Advisor.. Procuro saber as maneiras mais rápidas de acumular pontos.. Além de viajar com a milhas.. Me indicaram a oportunidade de vender milhas e fazer um bom investimento.. Como eu não iria utilizar as milhas no momento me indicaram a EloMilhas e fiz a venda e deu tudo certo!

    ResponderExcluir