sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Walmart não entrega o pedido, cobra e não devolve o valor

Hoje decidi abrir processo junto ao PROCON e ao Juizado Especial Civil contra o supermercado Nacional (do grupo Walmart). Em breve, faremos um post bem detalhado de como você poderá, sozinho, reclamar nas "Pequenas Causas". Um passo a passo infalível! Prometo.

Resumindo minha infeliz experiência com a loja online do Nacional

No dia 01/12/2010, organizei um jantar do escritório para receber amigos, palestrantes e organizadores da Expo Money, sendo que, para este evento, resolvi fazer as compras online das bebidas. Particularmente não gosto do atendimento do Walmart já nas lojas, mas é o único supermercado que atende pela internet pedidos aqui em Porto Alegre. Resolvi arriscar e fiz a compra no dia 29/11/2010, mas me arrependi muito. As compras, que estavam agendadas para chegar entre 13 e 17 horas, simplesmente não apareceram. Liguei insistentemente para o telefone de atendimento sem sucesso. Uma hora antes do evento, marcado para às 21 hs, pedi que uma funcionária saísse correndo para conseguir um mínimo de bebidas para que o transtorno não fosse ainda maior. Ficou bastante prejudicado o jantar, pois não foi possível comprar alguns dos produtos necessários.


No dia seguinte, entrei em contato com o Walmart pedindo explicações sobre o ocorrido e solicitando o óbvio cancelamento do pedido. Fui informada de que o "sistema deles" falhou e não "gravou" nenhum pedido feito, ou seja, muitos outros consumidores ficaram na mão assim como eu. Para piorar, somente consegui o código de cancelamento no dia 02/12/2010, cujo número é 1693658. Contudo, conforme consulta no site do Nacional, o status do pedido permanece como "entregue ao cliente".

Então em 04/01/2011 enviamos uma notificação formal com AR (Aviso de Recebimento dos Correios), que foi devidamente recebida e, passados 37 dias da data de entrega do documento, não foi feito nenhum contato por parte da empresa.


Ou seja, mesmo ciente de que o pedido não foi entregue, havendo protocolo de cancelamento por telefone e tendo recebido pedido formal de devolução, o Walmart continua com o meus R$ 87,23 que paguei através do meu cartão VISA. 

Devolução em dobro em caso de cobrança indevida

Em caso de cobrança indevida, o consumidor deve exigir a devolução dos valores em dobro. E é isso que já fiz no pedido escrito. Segundo o parágrafo único do artigo artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, a devolução, além de ser feita em dobro, deve agregar ainda juros e correção monetária. Assim, quem enfrentar esse problema deve, primeiro, procurar a empresa e, se não obtiver êxito, recorrer aos órgãos de defesa do consumidor. 

Sabendo que é indevida a cobrança e existindo a possibilidade de não fazer o pagamento, o consumidor que optar por deixar de pagar, não pode ter seu nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC. Caso isso aconteça, o consumidor tem direito à indenização por danos morais.

Por Fernanda Guimarães

15 comentários:

  1. FIZ UMA COMPRA ONLINE NO SITE WALMART DEPOIS DA CHEGADA DO PRODUTO ACABEI DEVOLVENDO. ISSO ACONTECEU EM DEZEMBRO 2010. ATE A DATA DE HJ 17/02/2011, NÃO RECEBI MEU VALE COMPRA. ELES FICARAM COM MEU DINHEIRO E COM O VALE.AGORA VÃO SE VER COM O PROCON,POIS EXIJO MEU DINHEIRO DE VOLTA COM JUROS E CORREÇÃO. PRA MIM SÓ TEM UMA PALAVRA: LADRÕES, ENGANADORES. USAM DE MÁ FE COM OS CLIENTES.

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  2. Essa Walmart tem um atendimento robótico pelo CHAT onde seus atendentes são instruídos a responderem (resposta pronta) igual pra todos os trouxas como nós.
    Estou indignada com eles, fiz um pedido n.o 2392683 em 13/01/2011 até agora não entregaram e pasmem me disseram que estão aguardando estoque, mas continuam vendedo o mesmo produto ( cama box Elegance Gazin) por um preço mais alto e o meu pedido até agora NADA, estou dormindo no chão.
    NUNCA mais vou cair nesta armadilha de comprar nesta emprêsa.

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  3. comprei uma essa cama tb paguei a vista, e agora abri uma ação de danos morais contra eles, tb to dormindo no chão ( wal mart ) que raiva !!!!

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  4. Fiz uma compra na Walmart, fiquei decepcionado pois a entrega do pedido seria até 07 de junho de 2011. porém até hoje não recebi, e só consigo contato através do chat e não resolvem nada.
    Acho que não tenho outra alternativa senão entrar com uma ação judicial para não ficar no prejuizo.
    São bons de marquenting, mas depois que vendem não entrega o produto e nem devolvem o dinheiro.
    Ass. Aldir lourenço.
    Estou disposto a passar mais informações, porque até o momento sinto que cair num golpe Art.171(estelionato)

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  5. Fiz uma compra na Walmartnºpedido 305871, fiquei decepcionado pois a entrega do pedido seria até 07 de junho de 2011. porém até hoje não recebi, e só consigo contato através do chat e não resolvem nada.
    Acho que não tenho outra alternativa senão entrar com uma ação judicial para não ficar no prejuizo.
    São bons de marquenting, mas depois que vendem não entrega o produto e nem devolvem o dinheiro.
    Ass. Aldir lourenço.
    tel(31)88330215, email aldirfontes@hotmail.com
    Estou disposto a passar mais informações, porque até o momento sinto que cair num golpe Art.171(estelionato)

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  6. Sou mais uma a ser lesada pelo Walmart, fiz uma compra em 28/04/2011 através do pedido 2894295 uma cama casal bipartida, isto é , são duas partes que unindo forma a cama de casal. Porém em 03/05/2011 só me entregaram uma parte, como fosse uma de solteiro. A mercadoria não foi aceita e devolvida. Aí começa minha luta, falei com eles muitas vezes entre chat, telefone e-mails e sempre me dando nova data de entrega que claro não cumpridas. Até que em 01/07/2011 fazem a entrega e para minha triste surpresa, a mesma coisa aconteceu, apenas uma parte foi entregue.O porteiro desavisado recebeu a mercadoria e agora outro suplício para retirar, porque mesmo dando o endereço correto, com ponto de referência foram entregar em outro bairro. Misericórdia, ninguém merece tanto pouco caso e propaganda enganosa, porque o mesmo produto continua no site disponível para venda. Vou correr atrás do meu prejuízo!

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  7. Fiz um pedido no dia 25/10/11, que ficou de chegar em 4 dias úteis, foi uma máquina digital, que até agora não chegou. estou profundamente irritada, pois estou precisando utilizar o produto e estou sendo lezada, já vou pagar a 1º parcela do produto e não vejo nem a cara do pedido. no chat sempre a mensagem programada e por telefone dizem que meu endereço não foi encontrado. como? se passaei os dados direitinho, ponto de referencia e nada.
    Quero meu pedido Wall mart!
    Chega de enganar os clientes!!!

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  8. Também estou com uma ação contra eles (Walmart) de devolução em dobro do pagto que fiz, não cumprimento de contrato, acrescidos de danos morais e materias. Comprei um monitor de video, entregaram errado e não trocaram - ma fé!

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  9. tb vou entrar na justiça contra esse site que nao respeita ninguem

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  10. Tb comprei no Walmart e tive chateação. Nao dao satisfação nenhuma de como está a entrega.
    Compro sempre no Mercado Livre e nunca tive problema. Fui comprar no "confiável" walmart e olha no que deu.

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  11. estou passando pelo mesmo motivo, comprei demorou a entrega e atrasou, fiz o cancelamento. Quando chega a fatura tá o valor do produto e não posso solicita o ressarcimento pois a transportadora não deu baixa.
    A meu produto esta na roda de entrega deste 14/5/2013 olha o dia que escrevi isso.

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  12. O walmart continua fazendo vitimas, estamos em 2015 e a fila dos lesados so aumenta!!!Eles vendem, nao entregam, nao estornam o valor pago e nao dao satisfação, pois nem o telefone atendem.

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  13. Muito ruim boa noite comprei um celular dia 7-4-2015 eles falaram que entregariam em 16 dias. dia 9 recebi o numero para rastrear pelo correio. so que dia 24-4-2015 recebi uma mensagem do correio que o produto nao foi localizado no fluxo postal. me sinto lesado pois todo dia ficava rastreava o produto para dar tudo certo na entrega pois ja tinha tido problemas com entrega do walmart. reduzindo todo dia entro em contato com walmart e eles me fornecem uma nova data o que fazer pedido n.2064484

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  14. Fiz uma compra no Walmart dia 29/02/16 com previsão de entrega em 9 dias uteis...Passou o prazo de entrega e nada....entrei em contato com a empresa de varias maneiras,me deram prazo para aguardar até 01/04/2016(dia da mentira, seria coincidência?)recebi Email nesta data,me informando que o Walmart, esta tendo problemas com o fornecedor(mas o produto em questão continua sendo anunciado no site ... Perguntaram ..ainda aguardo solução......Pelo visto terei que acionar a justiça,pois walmart não respeita consumidores...

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  15. Fiz uma compra no Walmart dia 29/02/16 com previsão de entrega em 9 dias uteis...Passou o prazo de entrega e nada....entrei em contato com a empresa de varias maneiras,me deram prazo para aguardar até 01/04/2016(dia da mentira, seria coincidência?)Me mandaram email...mas o produto nem me deram previsão de entrega..estou aguardando solução...

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