Quando se fala em programas de fidelidade logo se assimila com companhias aéreas, milhas e passagens. Contudo, hoje em dia a fidelização de clientes se expande a quase todas as áreas, indo de postos de gasolina a restaurantes. Os grandes destaques do meio – não por coincidência, bastante aliados à temática de viagens, e às companhias aéreas – são os hotéis.
Apresente seu número de cliente frenquente ainda no check-in. |
Com a quantidade de alternativas atuais, os hotéis precisam de mais que um chocolatinho cortesia para fidelizar um cliente, e justamente por isso estão desenvolvendo planos cada vez mais elaborados, contando com pontuações, premiações, parcerias e cortesias. A empresa de pesquisas de mercado especializada na indústria hoteleira Market Metrix divulgou que 34% a mais dos hóspedes se tornaram membros de programas de fidelidade em hotéis a partir de 2003. Além disso, o percentual de clientes com probabilidade de retornar ao mesmo hotel cresceu 6% desde então.
Com a massiva segmentação dos públicos, fica quase obrigatório a qualquer tipo de negócio manter o cliente que já possui na mesma medida que captar novos. Além disso, premiar aquele que se mantém fiel é quase uma obrigação, através de um serviço diferenciado e de vantagens em razão de uma maior utilização do serviço.
Cada programa de fidelidade trabalha com diferentes tipos de associação, dos mais simples (Blue, Silver ou Classic) aos mais sofisticado (Platinum, Diamond ou Premium). Também há casos de parcerias com outros hotéis – não restringindo o cliente e facilitando quando não há um hotel da rede na cidade desejada –, companhias aéreas e, até mesmo, locadoras de veículos (serviços lógicos e totalmente assimiláveis na preparação de uma viagem).
Entre os programas existentes, os mais utilizados e que contém mais vantagens são o Starwood Prefered Guest, Marriott Rewards, A|Club, Hilton HHonors, Hyatt Passaport e Priority Club. Em breve estes serão descritos e detalhados para seu melhor esclarecimento.
Clique na imagem para ver os hotéis participantes dos programas |
Por Gabriela Maslinkiewicz
Nenhum comentário:
Postar um comentário