terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Agenda de viagem: programe-se!

Vai viajar para o exterior neste Carnaval? Simulamos como deve ser sua agenda para você se programar com segurança para viagem. Lógico que estes passos valem para qualquer outro dia ou feriado. Basta acompanhar a sequência sugerida e adaptar os prazos (30 dias, 15 dias, 10 dias, 7 dias, 3 dias e 1 dias, respectivamente) a sua data de embarque.

Confira nosso check list e viaje tranquilo.

Levo o passaporte até para os países do Mercosul. 
01/02/2011 - Falta pouco mais de 30 dias para a sua viagem e a essas alturas você já deve ter o passaporte emitido ou estar em vias de conseguir. Ainda não agendou? Agora o único jeito será pedir uma emissão de emergência. Entre em contato com a Polícia Federal mais próxima. O consultor em turismo Henrique Raizler resume os passos para emissão do passaporte e para obtenção do visto americano no MapaMundi (procure na sessão Vai Viajar?). Mesmo quem vai visitar os países do Mercosul, que aceitam a entrada de brasileiros apenas com o documento de identidade civil (RG), deve levar o passaporte. É somente com ele que se conseguirá algumas isenções ou devoluções de impostos. Para saber mais, acesse nosso post Viagem ao Exterior: Como conseguir o valor do imposto de volta?.

Faça cópia dos documentos de viagem.
18/02/2011 - Nesses 15 dias que antecedem o embarque, organize os documentos para a viagem. É fundamental que você faça cópia colorida do passaporte. Pode ser integral ou, ao menos, da página com foto e da página com visto. As passagens aéreas, de trem, a apólice do seguro de saúde, os cartões de crédito e a carteira de motorista (no caso de aluguel de carro) também merecem uma cópia simples, preto e branco mesmo, que devem ficar guardadas em local diferente dos originais (cópias na mala despachada e originais na bagagem de mão, por exemplo). Para os mais descolados, todas essas cópias podem ser scaneadas e guardadas em um servidor online, como uma conta de e-mail ou compartilhador de arquivos. Deixe a senha de acesso com um amigo ou familiar aqui no Brasil. Se optar apenas pelas cópias xerox, faça um "kit" a mais e deixe igualmente com esta pessoa.

Informe a administradora do cartão de crédito.
23/02/2011 - Não deixe passar um prazo menor que 10 dias antes da data de embarque para conferir com seu banco as autorizações de saque no exterior, limites do cartão de crédito e liberação de uso do mesmo para compras fora do Brasil sem que haja bloqueio por "fugir do seu perfil de usuário". Fale com o gerente da conta, informe-se sobre a rede conveniada de saque no país ou países para onde vai. Ligue para a administradora do(s) seu(s) cartão(ões) de crédito e avise o período em que estará no exterior. Leve anotado o número para o qual você deverá ligar caso ocorra qualquer problema com o seu cartão. Para saber qual a melhor forma de comprar no exterior, leia o post Viajar com dolar, cartão de saque, cartão de crédito ou travel check?. Confirme também se não há contas suas que vencerão no período da sua viagem e programe o débito automático delas ou deixe alguém responsável por receber estas faturas e efetuar o pagamento.

Habilite o roaming internacional.
25/02/2011 - Uma semana antes, confirme todas as reservar e imprima todos os comprovantes de hotel, veículo, passeios e excursões. Faça 3 cópias de cada. Deixe uma à mão (que será a via efetivamente usada nos check-in), outra numa pasta dentro da sua mala e a terceira cópia com alguém da sua família, trabalho ou amigo, para que seja possível localizá-lo se necessário. Para facilitar, destaque com caneta marca-texto as datas onde você estará em cada país e em que hotel ou albergue ficará hospedado. É neste período que você deve também ligar para sua operadora de telefonia móvel e habilitar o roaming internacional. Mas muito cuidado com o valor das tarifas e do pacote internacional de dados. Confirme os preços e defina a melhor estratégia. Recentemente, um amigo retornou da Europa sem gastar um centavo em ligações. E olha que deixou a filha de 2 anos no Brasil e fazia contato pelo menos 2 vezes ao dia. Como? Levou seu smartfone configurado com o Skype e somente "liberava" o acesso da internet nos locais com wifi gratuito (restaurantes, lobby de hotéis, cafeterias).

Leve seus medicamentos lacrados.
01/03/2011 - 3 dias antes, passe numa farmácia e compre todos os medicamentos que você costuma usar. Leve em caixas lacradas (novas). Remédios para dor de cabeça, dor muscular e enjôo são essenciais. Leve também um antitérmico, um antiinflamatório e um antibiótico de amplo espectro, como azitromicina, por exemplo. O ideal é levar junto as receitas médicas, em especial dos remédios de uso específico. Para os mais sensíveis, um protetor labial pode evitar o ressecamento da pele com a troca de clima. Para quem mora sozinho, esta é a hora de deixar uma cópia das chaves de casa com alguém, caso haja qualquer imprevisto.


Evite o extravio de suas bagagens.
03/02/2011 - No dia anterior, prepare as etiquetas de bagagem e informe-se sobre as medidas preventivas para evitar extravios. O melhor post que já li sobre o assunto é o Malas: não deixe que elas atrapalhem a sua viagem!, da Marcela Savonitti, que ainda promete uma continuação ainda mais interessante. Confira! Informe-se não só sobre seu destino de viagem, mas também sobre seus direitos como turista e  o que fazer em caso de problemas. Leia os posts Você pode tirar férias de tudo, menos de seus direitos como turista e O que fazer se seu vôo atrasar?. Se ainda sobrar tempo, continue nos pots Contribuição Bureau nos Hotéis tem pagamento facultativo e não pode ser debitado automaticamente da conta e Sem água quente no hotel: Hóspede tem direito ao reembolso da diária.

A ANAC tem um guia específico sobre os Documentos para Embarque, que você pode acessar clicando aqui.

E Boa Viagem!

Por Fernanda Guimarães

5 comentários:

  1. Mas a cópia colorida do passaporte vale em caso de extravio do original?

    ResponderExcluir
  2. Valer mesmo, não vale. Mas vai ser muito útil para vc obter a segunda via junto a embaixada/consulado brasileiro. Em casos de emergência, a cópia colorida do visto pode autorizar sua saída do país sem necessidade de aguardar que ele seja refeito. Se perder o passaporte, conseguir uma autorização de viagem para continuidade das férias será muito mais fácil tendo essas cópias.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi dizer que existe uma ficha que devemos preencher no aeroporto para dizer que o que tem dentro da nossa mala vale mais do que o valor que pagam em caso de extravio. Isso é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Caro leitor,

    Existe sim um formulário a ser preenchido relatando o conteúdo da sua mala no momento do check-in. Hoje ainda postarei a segunda parte do texto sobre malas, em que será enfrentada essa questão.

    Abraço,

    Marcela Savonitti.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos!
    Muito bacana o blog Fernada. Geralmente tenho sanado minhas dúvidas aqui.
    Só que agora estou com uma dúvida muito grande e não sei como agir, se fosse possivel uma orientação ...Maravila!

    A situação é a seguinte:

    Eu estava com uma viagem marcada para Europa, só que um mes antes do embraque minha mãe teve um problema de saúde e acabei cancelando a viagem... Até aqui tudo bem, como comprei por uma agencia de viagem toda a negociação de reenbolso ficou por conta deles. E por fim pediram até três meses para que fosse devolvido o dinheiro. Só que esses três meses já se passaram, e não tenho nem se quer uma data para receber o dinheiro. Enfim, devo contatar direto um advogado? E que leis me amparam nesse caso? ...Mais uma vez obrigado, e estareri sempre divulgando o blog de voces pela ajuda que tem prestado a todos nós.

    Samuel Rando

    samuelrando@uol.com.br

    ResponderExcluir