terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Você é uma pessoa endividada?

Parece simples a resposta, mas são muitas as variáveis que configuram a situação de endividamento. Um cliente certa vez nos afirmou: “não estou endividado, mas possuo dívidas ...” Será que ele soube fazer bem este enquadramento? Muitas pessoas têm dívidas, mas ainda não estão endividadas. Outras não possuem grandes pendências financeiras, mas estão endividadas emocionalmente. Quer fazer o teste? Baixe o arquivo aqui e escolha as alternativas. As respostas são automáticas e muito bem humoradas. O teste foi elaborado pelo consultor financeiro do Projeto 2010 no Azul da Band RS.

E uma curisosidade: tecnicamente, está endividado quem, hoje, não tem reserva financeira suficiente para quitar todas as suas dívidas, empréstimos e financiamentos. Sem querer desanimar nossos queridos leitores, convenhamos, é imenso o número de pessoas que costuma viver permanentamente utilizando crédito. Basta pensar que a grande maioria de nós, consumidores, tem carro e imóvel financiado e faz disso um "hábito" para toda a vida. Será saúdavel? Aí temos a longa discussão sobre dívida boa e dívida ruim, que certamente renderá um novo post em breve. O importante é você demilitar se há excesso de comprometimento de sua renda com pagamento de créditos e, principalmente, se tem encarado sua relação com o dinheiro como uma pessoa emocionalmente endividada. Faça o teste, descubra isso e quem sabe dê o primeiro passo para sua independência financeira.

Por Gabriela Maslinkiewicz

Um comentário:

  1. ow to muito endividado ate tive que vender minha parte de uma faxcao de roupa para meu socio comprei um carro financiado para vender roupas + na primeira viagem capotei ele to muito sem sorte ele fica quase 6mil pra arrumar vende tudo que tinha voltei pra estaca sero e ainda falta 2mil pra acabar de arumar o carro para eu voltar tentar vender roupa por favor me ajuda tenho dois filhos e to precisando muito de comecar tenatar vender roupas denovo nao quero denheiro gratis se tiver alguem que pode me ajudar entre em contado comigo meu nome e vando moro em jaragua goias meu telefone e 6284631683

    ResponderExcluir