terça-feira, 16 de novembro de 2010

Contribuição Bureau nos Hotéis tem pagamento facultativo e não pode ser debitado automaticamente da conta

Assim que recebi a fatura com as despesas extras no check-out do Sheraton Barra, não pude deixar de observar e reclamar quanto à cobrança direta na conta do quarto da chamada Contribuição Bureau ou Room Tax. Como seu pagamento é algo facultativo e voluntário, sou contra o débito automático destes valores, que devem ser devidamente e antecipadamente à cobrança explicitados aos clientes e sugerido seu pagamento sem qualquer constrangimento. Ao contrário, para conseguir a exclusão do valor, precisei assinar uma declaração de que estava me recusando a contribuir, que a recepcionista informou que seria imprescindível para ela "explicar" o motivo do estorno que ela teria que fazer. 

Assim como a famosa "taxa de serviço" dos restaurantes, a Contribuição Bureau não é ilegal, mas deve ser cobrada apenas do consumidor que se prontifica a fazer o pagamento; ou seja, precisa ser facultativa a cobrança e não estar automaticamente lançada na fatura. Sinceramente, no caso do destino desta contribuição, entendo que a manutenção das atividades das fundações ou associações que gerem estas verbas são de interesse e de responsabilidade da classe hoteleira. Impor "sorrateiramente" este encargo para os hóspedes, sem a devida transparência e esclarecimento, me parece incorreto. 
Ainda, interessante observar que o mesmo Hotel Sheraton Barra pratica 2 valores diferentes para esta cobrança: R$ 7,00 e 3,00U$, que são valores, por óbvio, diferentes.   


Imagens www.sheraton-barra.com.br e www.brasilcontact.com

O que é Contribuição Bureau?
A Contribuição Bureau é um valor de contribuição dos hotéis que normalmente vem incluído na fatura do estabelecimento, com valor variável de acordo com a classificação de cada hotel. A quantia arrecadada em cada hotel é repassada à Fundação ao final de cada mês. 


Para onde vai a Contribuição Bureau?
Nos grandes destinos turísticos mundiais, os Convention Bureaux atuam como impulsionadores do desenvolvimento do turismo da região. No Brasil, são geralmente fundações mantida pela iniciativa privada e pelas contribuições voluntárias. Atua diretamente no desenvolvimento do turismo do Estado, de forma independente, trabalhando o aprimoramento dos serviços ligados ao turismo e a redução da sazonalidade turística.

Contribuição Bureau (ou Room Tax) é facultativo; não é uma taxa, nem um tributo. 
É uma contribuição do visitante para apoiar as ações de captação de mais eventos para a cidade, destinos parceiros e a produção de material de divulgação do destino, incluindo campanhas publicitárias, folders, panfletos, cartazes, vídeos, banco de imagens, agenda de eventos, catálogos de dicas e descontos, mapas, além dos treinamentos para bem receber nossos visitantes. Assim agrega-se valor ao setor, colabora para a melhoria da infra-estrutura da cidade e conseqüentemente, contribui para aumentar o fluxo de visitantes e a taxa de ocupação dos hotéis e estabelecimentos associados, movimentando a economia de nossa cidade e dos destinos parceiros, em benefício dos visitantes e seus habitantes.


Por Fernanda Guimarães

4 comentários:

  1. Excelente dica! Tenho uma empresa e regularmente pago as faturas de hotel de meus funcionários. Será uma boa economia começar a recusar este pagamento. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Posso ser reembolsado dos valores que já paguei referente a este taxa?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rodrigo,

    Como trata-se de uma contribuição facultativa, uma vez paga, entende-se como voluntário este pagamento. Para reembolso, em dobro inclusive, será necessário que o consumidor comprove que foi induzido a erro. Infelizmente, esta prova é muito difícil. O ideal é, sabendo agora que esta contribuição não é obrigatória, recusar os próximos pagamentos, se assim for o seu interesse. Eu, particularmente, não contribuo.

    Att.,
    Fernanda Guimaraes

    ResponderExcluir
  4. Nos EUA existe essa cobrança tambem?? Ela também é facultativa?

    ResponderExcluir