quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Redução de IPI - o que ela representa no seu bolso?

Sinceramente, pode ser que nada em algumas lojas.

Novamente, o governo optou por reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) como forma de estímulo ao consumidor e aos setores beneficiados. Teoricamente, tal redução permitirá que os lojistas vendam seus produtos com um desconto de 5,5% no preço da geladeira e da máquina de lavar, por exemplo. No entanto, não é isso que se têm observado. É possível que os lojistas não estejam repassando essa vantagem ao consumidor e simplesmente aumentando sua margem de lucro. 


Veja abaixo quanto deverá cair o preço de cada produto. O cálculo foi feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).


- Refrigerador 2 portas Brastemp: 5,5%;
- Lavadora 9 kg Electrolux: 5,5%;
- Tanquinho 6 kg Arno: 5,3%;
- Fogão 4 bocas Continental: 2,7%.



Assim, utilizando esses parâmetros, o consumidor pode conferir se o lojista está repassando ao consumidor a redução do IPI. 


Por Equipe Diário de Consumo (Letícia Schardosin)

3 comentários:

  1. Muito interessante o post! Vale a dica para ficarmos ligado!

    Equipe Só Para Mulheres
    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Parece que nós consumidores nunca seremos levados a sério mesmo...é uma pena que não passe de ilusão

    ResponderExcluir
  3. oi dra. fernanda eu e meu marido tivemos que fazer algumas por casos de saude e não podemos mais pagar de cartão de credito e tentamos negociar mais os juros quase que dobrou e não conseguimos pagar as parcelas agora foi para o serasa,estamos tentando negociar mas eles querem entrada econtinuar com a mesma parcela que não dar para pagar e não abaixam o juros,gostaria de saber o que poderiamos fazer já que não daré para pagar desta forma que querem? e se caduca daqui 5 anos? obrigada

    ResponderExcluir