segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Orçamento Doméstico - Onde você gasta mais?

Somente preencher planilhas e, literalmente, ficar olhando para elas sem parâmetro não é eficiente para reduzir despesas no orçamento. Assim como comparar seus resultados com o do cunhado, que tem uma renda familiar menor ou maior que a sua, pode não ser significativo. E onde buscar subsídios para saber onde se está gastando mais? A sugestão do Diário de Consumo é o IPCA (índice oficial do Governo Federal para medição das metas inflacionarias, contratadas com o FMI, a partir de julho/99) que foi recentemente divulgado no Portal Brasil. Veja abaixo a tabela divulgada esse mês:



Já sabe qual seu percentual de despesas com habitação? Ainda não fez um acompanhamento mensal de gastos? Leia nosso post Planilha do Curso Guia Prático da Sáude Financeira e aproveite as férias para começar 2012 com tudo organizado!


Por Equipe Diário de Consumo

3 comentários:

  1. Onde entra os tributos? (água, luz, gás)

    ResponderExcluir
  2. Excelente sugestão e tabela!

    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Dra. Fernanda! Um feliz 2012 em primeiro lugar!

    Acabo de descobrir o blog e estou encantada com a forma respeitosa que a Sra. esclarece as dúvidas e responde a todos! Além da clareza de informações, pois venho pesquisando em vários lugares e não encontro nada específico sobre a minha dúvida.

    Bom, desde final de 2009 eu acertei todas as minhas contas, paguei todas as minhas dívidas e limpei meu nome junto ao SERESA e ao SPC. Eu não deixei nenhuma delas prescrever. Ou seja... Paguei eu mesma e limpei meu nome dentro de 1 ano. Hoje faço consultas constantes ao meu nome para garantir que tenho o nome limpo e me cadastrei no cadastro positivo das duas instituições. Mas tenho algumas dúvidas e receios:

    1 - Algum banco, loja e etc ainda consegue ver que um dia eu tive o nome sujo ou isso desaparece por completo dos bancos de dados?

    2 - Tenho muito receio de financiar ou pagar a prazo, pois sempre acho que eles vão ter como verificar que um dia não fui uma má pagadora - isso de fato acontece?

    3 - O cadastro positivo traz informações antigas sobre os pagamentos ou somente aquelas que você fizer a partir do dia do cadastro em diante.

    4 - Temos como saber quais instituições os bancos consultam para verificar nosso nome? SERSA? SPC? Ou os dois?

    É basicamente isso, fico sempre cismada que essa coisa de "nome sujo" seja um fantasma que nunca some dos bancos de dados.

    Acabo de fazer o download da planilha e agora que tenho controle do meu dinheiro vamos ver se consigo comprar coisas mais importantes que roupas e afins.

    Um Abraço,

    Aline Campos

    ResponderExcluir