segunda-feira, 4 de julho de 2011

Como Reduzir Gastos – Décimo Passo: VESTUÁRIO


O vestuário é, para algumas pessoas, um poço sem fundo nas despesas. Mas é possível economizar na sua roupa, principalmente quando se está com problemas financeiros e tem de decidir onde fazer os cortes. Com um pouco de planejamento, é possível encontrar bons negócios e boas peças de roupa para enfrentar os dias difíceis que aí vêm. Basta que elimine as compras compulsivas e procure os locais e alturas certas para as compras.

Muitas vezes nem sequer se precisa comprometer a qualidade do vestuário. Não é apenas no supermercado que tem gente substituindo o que está caro pelo mais em conta. Quando o assunto é roupa, também dá para substituir. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o vestuário representa 6,81% dos gastos das famílias e teve um aumento de 4,56% nos últimos 12 meses. Blusas femininas ficaram 12,91% mais caras. Vestidos e saias subiram 14,27%.

Outro estudo, realizado pela TNS InterScience, apontou que a distribuição de gastos da classe média alta, com renda média familiar de R$ 8,3 mil, é bem diferente das populares. Enquanto as classes menos privilegiadas gastam 32% dos seus rendimentos com moradia, a média alta gasta 11%, menos do que com vestuário (13%) ou lazer (12%). Como o peso dos gastos com moradia e alimentação é menor, a distribuição é mais equilibrada, ou seja gastam mais com vestuário, lazer, educação e viagens" diz a especialista.

Falando diretamente para as mulheres, o que difere as mulheres dos homens nesse aspecto é que pra a variedade sem fim de roupas de todos os estilos, cores e preços, e a quase necessidade de ter uma novidade no guarda-roupa, ou uma roupa mais diferenciada pra uma ocasião especial. O pecado é não pesquisar preços e agir por impulsividade. Seria interessante dar uma olhada nas outras lojas em blusas similares, às vezes até iguais, para comparar os preços e comprar, obviamente, na loja em que a qualidade for igual, mas com um preço menor.

Outra dica antiga, mas que é muito válida na hora de economizar com vestuário, é aproveitar as trocas de estação. Roupas mais básicas que não saem de moda podem custar muito menos quando compradas nas liquidações de troca de estação. Os descontos realmente são grandes, podendo variar de 30% a 80% em média. Dessa forma, você sempre terá uma roupa legal pagando muito menos por ela.

Aqui ficam agumas dicas da Dra. Fernanda Guimarães para cuidar do seu bolso sem sair da moda:
1 – Rodízio de roupas? Parece estranho e fora de moda, mas a verdade é que a moda é um ciclo. O que está na moda hoje, provavelmente estará na moda dentro de alguns anos. Guarde suas roupas, mesmo aquelas que você julga estar fora da moda, pois no próximo ano elas poderão ser a nova tendência de consumo. Lembre-se também que para andar na moda não precisa gastar sempre. Com um pouco de criatividade é possível ser elegante e de bolso cheio.

2 – Alguém já lhe parou na rua e pediu para analisar a sua pulseira ou a sua corrente para saber se realmente era de ouro? Então, umas bijuterias às vezes causam o mesmo efeito de uma jóia cara, com um custo bem mais barato.

3 – Criticar a quantidade de calçados de uma mulher é como tentar criticar os gastos de um homem com bebidas. Coisas que não se justificam. Em geral as mulheres costumam ter pares variados de sapatos, prontos para combinar com qualquer bolsa ou vestido elegante. Será que conseguimos repetir de sapato às vezes? Realmente é necessário utilizar um par de sapatos novo em cada ocasião especial? Se este não é o seu caso, que bom, continue assim, mas para uma grande quantidade de mulheres o prazer de comprar um sapato novo é indescritível.

4 – Vender roupas usadas ... Passou pela sua cabeça? E pode ser até pela internet! Esse mercado existe e paga preços razoáveis, principalmente se a roupa for de alguma grife. Considere e hipótese não só de vender, mas também de fazer um bom negócio comprando peças semi-novas. Os sites de leilões virtuais são ótimos para isso.

5 - Comprar só quando realmente se precisa é quase impossível, mas é o fator que faria a maior diferença no seu orçamento. A verdade é que a maior parte das pessoas não compra roupa quando precisa, mas antes por outros fatores. Pode ser por diversão, por aborrecimento, etc. Não faça isso! Compre roupa apenas quando precisa de trocar alguma peça que já não possa utilizar.

6- Promoções são ótimas, se você esperou por elas. Se realmente aguardou para comprar aquela peça que era uma necessidade por um preço melhor. Por que estas também podem ser um grande vilão no orçamento, quando a mágica do desconto lhe faz comprar mais peças do que necessitava, itens que não eram prioridades ou gasta valores que não estavam em seu planejamento para o orçamento do mês.


Por Gabriela Maslinkiewicz

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, especialmente para nós, mulheres!

    http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir