terça-feira, 14 de agosto de 2012

Empresas aéreas que cobram mais de 10% por remarcação pagarão multa de R$ 100 mil

Para quem não assina o Melhores Destinos (diga-se, o melhor site de promoções de passagens aéreas do Brasil!), segue a notícia de hoje postada lá:



A Justiça Federal estipulou multa de R$ 100 mil a companhias aéreas que cobram mais de 10% do valor da passagem em casos de remarcação ou cancelamento.A decisão foi publicada hoje no “Diário Oficial” da 1ª Região e vale para as empresas TAM, GOL, Cruiser, TAF e Total, em todo o país.
As cinco companhias foram condenadas em 2011 a limitar as tarifas. Se o consumidor fizer a mudança até 15 dias antes da viagem, o valor deveria cair para 5%. O Ministério Público Federal no Pará, autor do processo, alegou que as empresas não vêm obedecendo à sentença.
Na prática, a decisão afeta somente TAM e GOL, já que as  outras três empresas não fazem mais transporte de passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ação civil da Procuradoria se baseava nas empresas que operavam no aeroporto de Belém. Por isso outras companhias, como Azul, Trip, Avianca e Passaredo não foram condenadas.  No entanto, a decisão abre um precendente importante para que a prática seja adotada em todo o País. As companhias terão prazo de 15 dias para apresentar documentos que comprovem o cumprimento.
Esperamos que desta vez as companhias sejam obrigadas a cumprir a norma, já que temos acompanhado muitos abusos, especialmente no que diz respeito a passagens promocionais. Em muitos casos, como nas promoções do último fim de semana, a taxa chega a 100% do valor da tarifa, ou seja, o cliente que precisar fazer qualquer mudança simplesmente perde o bilhete.
A Justiça deve ficar atenta ainda ao subterfúgio usado pelas empresas. Segundo elas, tem sido cobrado 10% da “tarifa cheia”, que geralmente é um valor muito mais alto que o efetivamente pago pelo cliente. É preciso que seja claro o limite de cobrança de 10% da tarifa paga, seja ela promocional ou não.
Fonte: Veja matéria completa com comentários dos leitores em Melhores Destinos
Por Fernanda Guimarães

5 comentários:

  1. Isso realmente é uma absurdo, eu vejo muito!

    ResponderExcluir
  2. Comprei uma passagem saindo de VCP e a empresa mudou o voo com saida pra GRU. Avisei q nao seria possivel sair de tao longe pq perderia o voo apos sair do serviço. Eles estao cobrando 140dolar por pessoa pra remarcar para as ferias ou 300 dolares pra me reembolçar. Tenho algum direito? O voo é pra semana q vem

    ResponderExcluir
  3. Comprei uma passagem saindo de VCP e a empresa mudou o voo com saida pra GRU. Avisei q nao seria possivel sair de tao longe pq perderia o voo apos sair do serviço. Eles estao cobrando 140dolar por pessoa pra remarcar para as ferias ou 300 dolares pra me reembolçar. Tenho algum direito? O voo é pra semana q vem

    ResponderExcluir
  4. Comprei passagem para exterior tive problemas medicos isso em agosto 2016 e ate hoje 30 de outubro nao me devolvem o dinheiro a submarino viagens pode fazer isso? nao consigo um advogado aqui no rio eles nao querem trabalhar para pessoa fisica só juridica e agora??? meu prejuizo é de seis mil reais.

    ResponderExcluir
  5. Comprei passagem para exterior tive problemas medicos isso em agosto 2016 e ate hoje 30 de outubro nao me devolvem o dinheiro a submarino viagens pode fazer isso? nao consigo um advogado aqui no rio eles nao querem trabalhar para pessoa fisica só juridica e agora??? meu prejuizo é de seis mil reais.

    ResponderExcluir